Descubra como a Direto
vai agilizar sua vida!

    Tudo que você precisa saber para criar um planejamento tributário

    Tudo que você precisa saber para criar um planejamento tributário

    Toda empresa precisa pagar impostos independentemente da área de atuação, e tentar burlar essa situação coloca a gestão na ilegalidade.

    Nessas horas, um empreendedor precisa conhecer as leis e os impostos que devem ser respeitados e pagos.

    Muitas dúvidas surgem na hora de cumprir com as obrigações fiscais, e por isso o planejamento tributário é essencial.

    E se você tem dúvidas de como montar um bom planejamento tributário, nós estamos aqui para te dar um empurrãozinho e te ajudar com isso.

    O que é um planejamento tributário ?

    Planejamento tributário é a gestão do pagamento de tributos de uma empresa e também o estudo de maneiras de reduzir legalmente a carga tributária que incide sobre ela.

    O planejamento terá de respeitar a lei de forma integral, procurando no entanto negócios jurídicos com menor ou nula tributação. O contribuinte tem o direito de estruturar o seu negócio da maneira que melhor lhe pareça, procurando a diminuição dos custos de seu empreendimento, inclusive dos impostos.

    Quais são os seus tipos de planejamento tributário?

    Operacional

    Os procedimentos estabelecidos na sua empresa para que sejam cumpridas todas as exigências legais, ou seja, para cumprir o correto lançamento das operações e o pagamento dos impostos nos prazos previstos, você precisa incluir essas tarefas na sua rotina de trabalho e alinhá-la com a sua contabilidade.

    Estratégico

    O planejamento tributário estratégico visa a projeção do futuro da gestão, considerando os seus valores, missão e visão.

    O planejamento estratégico ajuda a ter uma definição de qual o melhor regime tributário para cada tipo de empresa, e também quais incentivos fiscais serão utilizados, ou seja, possuem o principal objetivo a adequação da gestão à legislação brasileira, que é muito burocrática e complexa.

    Qual sua importância?

    A empresa permanece  legalizada

    Existem inúmeros fatores que possibilitam o crescimento da empresa, e a legalidade do negócio é um de seus principais exemplos.

    Quem tenta enganar os órgãos legisladores sempre acaba em péssimas situações, já que multas e outras consequências são aplicadas.

    Ao realizar essa preparação você reúne todas as informações necessárias sobre as obrigações de sua empresa, e com isso, você não perde datas e consegue acompanhar o pagamento de tributos com eficiência.

    Evitar o pagamento de impostos indevidos

    Cada município e estado tem regras próprias de tributação, e como não há um padrão a ser seguido, pode haver uma confusão e com isso pode se deixar passar alguma oportunidade para reduzir custos.

    O planejamento tributário, em muitos casos, impede a ocorrência dos fatores geradores de tributos. Isso quer dizer que é possível aproveitar a isenção de impostos, caso ela exista, podendo também existir a possibilidade de adiar o pagamento de tributos.

    Em algumas situações, quando você não tem muito capital de giro disponível para investir, o planejamento tributário faz com que você descubra oportunidades para adiar esse tipo de movimentação financeira e ter uma folga no fluxo de caixa.

    Como coloca-lo em prática?

    Escolha informações de alta qualidade e precisas

    Uma contabilidade oferece toda ajuda que você precisa para realizar a sua gestão tributária, principalmente quando ela possibilita informações de alta qualidade e diagnósticos customizados de acordo com o seu modelo de negócio, quem tem parceria não passa por situações problemáticas na rotina de trabalho.

    O planejamento fiscal tem minúcias e conceitos muito complexos, e você pode até tentar entendê-las e colocá-las em prática, mas irá gastar muito tempo com isso.

    Por isso, poder contar com o uma contabilidade para auxiliá-lo nessas situações evitam futuras dores de cabeça.

    Preveja seu faturamento

    Simule vários cenários e veja quais são as vantagens e desvantagens de cada possibilidade. É possível estabelecer projeções positivas, negativas e realistas.

    A partir disso, você tem informações precisas para tomar decisões eficientes, já que alguns impostos incidem sobre o lucro do seu negócio.

     

    Considerações finais

    Por mais que fazer um planejamento tributário pareça um bicho de sete cabeças, poder contar com a ajuda de profissionais especializados na área é fundamental para que hajam bons resultados e sucesso em seus negócios.

    Caso você tenha ficado com alguma dúvida, você pode consultar uma empresa como a DIRETO Contabilidade, Gestão e Consultoria.

    Entre em contato conosco, que tanto eu, quanto outras pessoas estaremos à disposição para bater um papo com você!

    Por Ana Clara, departamento de Marketing do Grupo DIRETO

    Share on facebook
    Facebook
    Share on google
    Google+
    Share on twitter
    Twitter
    Share on linkedin
    LinkedIn

    Outros artigos que podem te interessar

    Lucro Real: Entenda o que é, como calcular e suas vantagens

    Atualizado em agosto 17, 2022 Entenda o que é o Lucro real, quando optar por este regime e suas principais vantagens Você já ouviu falar em Lucro Real? Com a altíssima carga tributária a que as empresas estão sujeitas em nosso país, é fundamental que o empresário escolha o regime tributário mais adequado ao perfil

    Copa do Mundo 2022: Liberar ou não os colaboradores para assistir os jogos?

    junho 14, 2018Atualizado em agosto, 2022 A Copa do Mundo acabou de começar e dentro de alguns meses veremos nossa seleção no campo em busca do tão sonhado Hexa! Conforme sorteio realizado em abril deste ano, o Brasil ficou no grupo G, e vai enfrentar a Sérvia no dia 24 de novembro (quinta-feira), a Suíça

    O que a contabilidade pode fazer pelas pequenas empresas?

    Uma pequena empresa enfrenta diversas dificuldades no mercado, não é mesmo?Além de enfrentar a concorrência de organizações maiores, ela deve ter total controle de sua gestão para se manter saudável financeira e economicamente. Você já pensou que a contabilidade pode se tornar uma vantagem competitiva se você souber utilizá-la a seu favor? Isso mesmo, além

    Outros artigos que podem te interessar

    Assine nossa Newsletter

    Gostaria de saber mais sobre o assunto?