Descubra como a Direto
vai agilizar sua vida!

    Liderança Estratégica no novo normal: como liderar pós-pandemia?

    Liderança Estratégica no novo normal: como liderar pós-pandemia?

    A comunicação eficaz entre líderes e equipes, sempre foi importante para as empresas. Mas, de março de 2020 para cá, ela nunca foi tão importante!

    Vimos o mundo passar por uma crise inesperada! Todos, sem exceção, foram pegos de surpresa por uma pandemia causada pelo novo Coronavírus. Foram meses de muitas adaptações, readaptações e, com isso, de forma inevitável, foi preciso fazer o melhor que podíamos para proteger nossa saúde e, ao mesmo tempo, tocar nossos negócios. Afinal, adaptação é essencial para a sobrevivência de qualquer empresa.

    O home office se tornou uma das pouquíssimas opções viáveis e, diga-se de passagem, uma válvula de escape, que ajudou muitas empresas. Porém, os líderes se depararam com um novo desafio: conduzir suas equipes à distância apesar das adversidades!

    Nesse artigo, vamos conversar um pouco mais sobre os desafios no ambiente empresarial para os líderes e daremos algumas dicas práticas para aplicarem a liderança estratégica aos seus negócios.

    Liderança estratégica humanizada

    Desafio: garantir a humanização

    Apesar de já terem se passado alguns meses, esse ponto ainda é desafiador para algumas empresas. Liderar de forma estratégica frente ao período que todos estamos enfrentando é um grande desafio. Esse é o momento para exercer uma liderança humanizada, onde apesar da distância, é necessário que o líder procure estar sempre próximo dos colaboradores sem desfocar dos resultados, a partir das metas desenhadas.

    Como uma liderança estratégica deve atuar no controle das demandas e entregas home office? 

    O papel de um líder nesse momento é estar informado e realizar comunicados claros, com sensibilidade, cuidado e muita sinceridade. Para conseguir que a equipe tenha um bom rendimento no home office, algumas premissas de uma boa liderança estratégica podem ser seguidas:

    • Sempre ter disponibilidade para sua equipe, dentro do possível. Todos precisam estar cientes dos seus contatos e que podem entrar em contato quando for necessário;
    • Utilizar softwares de gestão remota;
    • Trabalhar com prioridades;
    • Estabelecer prazos para as atividades;
    • Evitar o retrabalho: conduzir com clareza suas solicitações e direcionamentos;
    • Desenvolver novas competências e habilidades nos membros da sua equipe;
    • Procurar se manter motivado. Isso contagia a equipe, e os incentivam a ficarem  igualmente motivados.

    Outros pontos importantes

    Além desses pontos apresentados, ao longo dessa jornada, o líder que deseja conduzir sua equipe de forma estratégica, precisa ficar atento a outros pontos igualmente importantes:

    Manter uma rotina diária com sua equipe

    O cérebro humano tem uma facilidade muito grande para se adaptar a rotinas e isso pode facilitar bastante esse processo.

    Uma liderança estratégica atua juntamente com a equipe para desenvolver uma lista de tarefas e horários, para que as tarefas sejam entregues, ou que uma comunicação aconteça para informar o andamento, dificuldades ou entregas realizadas.

    Vale ressaltar que, garantir um espaço exclusivo em sua residência para o seu trabalho, ajuda a manter a rotina de trabalho.

    Fazer pausas ao longo do dia

    Essa dica vale tanto para quem lidera remotamente quanto para quem já está atuando de forma presencial. Vale também para todos os membros das equipes. Não existe uma obrigação de estar todo o tempo da jornada de trabalho em frente à tela do computador.

    Fazer pausas breves e estratégicas ao longo do dia, é importante para aliviar um pouco o estresse das atividades e respirar um pouco.

    Manter a união da sua equipe

    Talvez esse seja um dos papéis mais importantes e desafiadores da liderança estratégica. Os colaboradores passaram por várias mudanças e ainda estão em processo de adaptação, o isolamento é um grande desafio que é enfrentado por todos.

    E por isso, o papel do líder torna-se ainda mais importante. Ele precisa manter a equipe unida, com a comunicação fluindo entre todos. Promova reuniões à distância para conversar e trocar ideias descontraídas em horários alternativos, quase como um happy hour.  

    Estabelecer metas e prazos

    A liderança estratégica atua diretamente no gerenciamento dos prazos e metas da equipe, visando cumprir todos os objetivos que foram definidos pela empresa, no planejamento e no processo de gestão de crise. Utilize os softwares de gestão para a definição de metas, estabeleça prazos tangíveis, para que sua equipe possa trabalhar em função das metas.

    Incentive sempre os autocuidados na pandemia

    Em meio à pandemia, e mesmo após o retorno ao escritório, o líder precisa garantir a segurança dos seus colaboradores, fazendo com que todas as orientações de saúde dadas pela OMS – Organização Mundial de Saúde e CDC – Centro de Controle de Doenças sejam seguidas corretamente.

    Uso de máscaras, lavagem adequada das mãos, uso do álcool, manter a higiene nas estações de trabalho, seguir com o distanciamento social devem ser seguidas adequadamente, e o líder precisa garantir o seu cumprimento, para conter a disseminação do vírus e garantir a segurança dos colaboradores.

    Liderança estratégica: os relacionamentos são importantes

    Praticando a liderança estratégica

    Apesar de todas as adversidades que essa pandemia nos trouxe, respeitando todas as normas de proteção à saúde e às normas do governo, precisamos otimizar nossas ações e dar o nosso melhor naquilo em que for possível.

    O home office possibilitou que muitos negócios mantivessem suas atividades, mas foi essencial que houvesse a colaboração e a flexibilização de todos. O papel daqueles que se encontram na liderança, com certeza foi e tem sido essencial para que esse processo seja possível.

    Conduzir pessoas exige que saibamos lidar com pessoas. Parece óbvio, não é mesmo? Apesar de ser à distância, ainda são pessoas que estão do outro lado da tela. Os relacionamentos são importantes para o negócio, e precisam ser preservados.

    Esteja próximo dos seus colaboradores e esteja sempre em busca de soluções para manter um contato próximo com a sua equipe, reforçando sempre os valores da empresa!

      

    Que tal aproveitar que você está por aqui e conferir esses outros posts do blog da Direto?

    Nos acompanhe também através de nossas redes sociais no Linkedin, Facebook, Instagram e Twitter.

    Por Hellen Santos, Departamento de Marketing do Grupo DIRETO.

    Share on facebook
    Facebook
    Share on google
    Google+
    Share on twitter
    Twitter
    Share on linkedin
    LinkedIn

    Outros artigos que podem te interessar

    O que a contabilidade pode fazer pelas pequenas empresas?

    Uma pequena empresa enfrenta diversas dificuldades no mercado, não é mesmo?Além de enfrentar a concorrência de organizações maiores, ela deve ter total controle de sua gestão para se manter saudável financeira e economicamente. Você já pensou que a contabilidade pode se tornar uma vantagem competitiva se você souber utilizá-la a seu favor? Isso mesmo, além

    REFORMA TRIBUTÁRIA e seus impactos nos Planejamentos Sucessórios

    O que é Reforma Tributária? Reforma tributária é a proposta do Governo Federal para simplificar o sistema tributário brasileiro extinguir tributos como o PIS, Cofins, IPI, ICMS e ISS por um Imposto sobre Operações com Bens e Serviços (IBS).  A reforma busca modernizar a arrecadação de tributos e impostos para favorecer a competitividade das empresas. O

    Outros artigos que podem te interessar

    Assine nossa Newsletter

    Gostaria de saber mais sobre o assunto?