E se sua empresa pudesse pagar menos impostos?

Fale com um especialista agora gratuitamente!
Nesse artigo você vai ver:

Uma das maiores dificuldades que um empresário brasileiro enfrenta para manter o seu negócio ativo, é lidar com a grande carga tributária que existe em nosso país. Muitos empresários buscam diversas alternativas para pagar menos impostos, sem deixar de se manterem em dia com suas obrigações.

Você sabia que, de acordo com o Índice Global de Complexidade de Negócios de 2019, vivemos no terceiro país de maior complexidade? Essa “complexidade” é definida em termos de quão complicado e imprevisível é o ambiente de negócios do país, o que inclui a dificuldade dos gestores das empresas em entender suas obrigações contábeis e fiscais e de cumpri-las.

Em meio à essa situação complexa, você sabia que pode estar pagando mais imposto do que deveria? Vamos analisar alguns fatores que podem estar levando sua empresa a fazer isso.

Como, legalmente, sua empresa pode pagar menos impostos?

A prática contábil de ajustar determinada empresa a categorias mais benéficas para ela, diminuindo assim o recolhimento de impostos, é conhecida como elisão fiscal. Estratégias de elisão devem ser aplicadas no planejamento tributário de sua empresa.

Por exemplo, se sua empresa atuasse em um leque de atividades muito extenso, poderia considerar a possibilidade de a dividir, o que levaria ao maior controle sobre o regime tributário ideal para cada uma das diferentes empresas. 

A escolha da base de tributos em que sua empresa irá trabalhar, ou o regime tributário, interfere muito nos impostos. Mas como saber o melhor enquadramento fiscal para você? Será o Simples Nacional, o Lucro Presumido, ou até mesmo o Lucro Real? Apenas um estudo exclusivo sobre a situação da sua empresa poderá responder isso!

Outra outra estratégia muito usada para a redução da carga de impostos é a priorização da antecipação dos dividendos sobre o pagamento do pró labore, visto que alguns tributos não incidem sobre os dividendos. 

Há incentivos fiscais oferecidos no âmbito municipal, estadual e federal. Eles promovem redução ou extinção da alíquota de certos impostos sobre as empresas. Dentre eles há os incentivos fiscais regionais, que buscam estimular o estabelecimento de grandes empresas em regiões com pouco desenvolvimento, benefício este vinculado à localização das instalações. Já os incentivos fiscais sociais fazem com que o que a empresa economiza em um imposto reduzido ou extinto seja investido em projetos sociais, vinculando a marca dessa empresa a tais projetos.

Ou seja: Sim! É possível encontrar formas de pagar menos impostos legalmente! Sintetizando essas informações, uma boa prática para redução dos valores dos impostos, envolve:

  • Ter um planejamento tributário;
  • Escolher um regime de tributação adequado;
  • Se possível, terceirize alguns serviços;
  • Diminuir o pró labore dos sócios;
  • Analisar os benefícios dos incentivos fiscais oferecidos pelo Governo,
  • Manter-se em dia com o pagamento de suas obrigações.

Mas, então: Como escolher um regime de tributação adequado?

A escolha de uma adequada forma de tributação é tão importante quanto complexa. Como mencionamos anteriormente, essa escolha é realizada através de um estudo exclusivo sobre a situação de sua empresa.

Nesse desafio, a escolha de um bom contador é um dos principais alicerces para ajudar uma empresa a pagar menos impostos.

A Direto Contabilidade conta com um time de especialistas no assunto para te ajudar!

Quer saber mais sobre esse tema? Deixe abaixo seu contato e sua mensagem ou clique para ser atendido via WhatsApp por um de nossos consultores!

A Equipe da Direto estará à disposição para bater um papo com você!

Por Equipe de Marketing – Direto Contabilidade

Compartilhe nas redes:

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Artigo - Direto Group - Contabilidade em São Paulo - SP

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Tem Clínica Em São Paulo E Está Com As Finanças Bagunçadas. Descubra Como Se Organizar! - Direto Group

Como organizar as finanças para clínicas médicas em São Paulo

Tem clínica em São Paulo e está com as finanças bagunçadas? Descubra como se organizar! Melhore a gestão financeira da sua clínica em São Paulo com dicas práticas. Controle custos, aumente a lucratividade e garanta o sucesso do seu negócio Organizar as finanças de uma clínica médica em São Paulo

Cinco Exemplos De Holdings Familiares Bem Sucedidas E O Que Você Pode Aprender Com Elas. (1) - Direto Group

Descubra como holdings familiares de sucesso podem revolucionar seu Family Office!

Exemplos de holdings familiares bem-sucedidas e o que você pode aprender com elas. Descubra como as holdings familiares bem-sucedidas podem inspirar estratégias para potencializar o seu Family Office! As holdings familiares são estruturas empresariais que desempenham um papel crucial na gestão e proteção do patrimônio de grandes famílias.  No contexto

Os Primeiros Passos Para Criar Uma Holding Familiar. Um Guia Para Não Cometer Erros. (2) - Direto Group

Os segredos da holding familiar para o público Family Office

Os primeiros passos para criar uma holding familiar: um guia para não cometer erros. Descubra o guia completo para criar sua holding familiar sem cometer erros, especialmente para o público Family Office. A criação de uma holding familiar é uma estratégia fundamental para famílias que desejam gerir e proteger seu

Como Aliviar Os Impostos. Itbi E Itcmd Abrindo Uma Holding - Direto Group

Como uma Holding Pode Diminuir Custos com ITBI e ITCMD?

Como aliviar os impostos: ITBI e ITCMD abrindo uma Holding?  Saiba mais sobre o papel das Holdings Familiares na redução de ITBI e ITCMD e como isso pode beneficiar seu planejamento financeiro. O Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) e o Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD)

Gestão De Investimentos Em Family Office. Porque é Tão Importante (1) - Direto Group

A importância da Gestão de Investimentos em Family Office

Gestão de investimentos em Family Office: Porque é tão importante? Descubra como a Gestão de Investimentos pode garantir a segurança e crescimento do seu patrimônio A gestão de investimentos é uma pedra angular na operação de um Family Office, responsável não só pela prosperidade econômica imediata, mas também pelo legado

Recomendado só para você!
Acertar na escolha do regime tributário de sua empresa, é…
Cresta Posts Box by CP