Enxugar custos: Bicho de sete cabeças?

Fale com um especialista agora gratuitamente!
Nesse artigo você vai ver:

Crise. Quantas vezes ouvimos essa palavra nos últimos anos e quantas vezes mais iremos escutá-la? Junto com ela, sempre vem o famigerado desafio: cortar custos. Em tempos de crise, esse é um dos momentos em que o empresário se vê obrigado a rever a estratégia da empresa e a analisar números.

O interessante é que nesse exercício o empresário sempre enxerga o quanto ele próprio era indisciplinado especialmente para rever a estratégia e analisar os números. Assim, para gerenciar é preciso ter em mente, para o resto da vida, três fatores: liderança, método e conhecimento do processo.

Associado a esses três fatores, colocados em prática, é necessário ter o controle financeiro da empresa em mãos. Isso se dá através dos relatórios contábeis, além de outros indicadores imprescindíveis para mensurar o desempenho da empresa, como o EBITDA, que mostra a performance operacional da companhia e se o faturamento é suficiente para pagar investimentos, despesas, gerar caixa e lucro aos sócios.

Com base nesses dados, avalia-se: se a margem de receita bruta é boa, se é necessário aumentar o preço do produto, se a tributação é adequada à empresa, se as compras acontecem com bom preço, se é necessário trocar fornecedor, se a equipe é enxuta ou inchada demais, se o aluguel é muito caro, se o plano de investimentos está adequado, se os juros pagos nas dívidas são justos, etc. Tendo as respostas a todas as perguntas é possível efetuar os cortes necessários sem prejudicar o andamento do negócio. Vale lembrar que isso não significa demitir.

Há situações em que vale trabalhar com o Orçamento Base Zero (OBZ), que consiste em refazer todo o orçamento da empresa como se ela estivesse sendo aberta agora. Então, compara-se o resultado com o que vem sendo realizado. Será possível identificar desvios que poderão ser ajustados no dia a dia.

Parece fácil, não é? E realmente pode ser! Que tal conversarmos sobre a sua contabilidade, estratégias da empresa e até montar o EBITDA? Fazemos tudo isso aqui na DIRETO Contabilidade Gestão e Consultoria e podemos ajudar sua empresa a crescer.

Compartilhe nas redes:

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Artigo - Direto Group - Contabilidade em São Paulo - SP

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Tem Clínica Em São Paulo E Está Com As Finanças Bagunçadas. Descubra Como Se Organizar! - Direto Group

Como organizar as finanças para clínicas médicas em São Paulo

Tem clínica em São Paulo e está com as finanças bagunçadas? Descubra como se organizar! Melhore a gestão financeira da sua clínica em São Paulo com dicas práticas. Controle custos, aumente a lucratividade e garanta o sucesso do seu negócio Organizar as finanças de uma clínica médica em São Paulo

Cinco Exemplos De Holdings Familiares Bem Sucedidas E O Que Você Pode Aprender Com Elas. (1) - Direto Group

Descubra como holdings familiares de sucesso podem revolucionar seu Family Office!

Exemplos de holdings familiares bem-sucedidas e o que você pode aprender com elas. Descubra como as holdings familiares bem-sucedidas podem inspirar estratégias para potencializar o seu Family Office! As holdings familiares são estruturas empresariais que desempenham um papel crucial na gestão e proteção do patrimônio de grandes famílias.  No contexto

Os Primeiros Passos Para Criar Uma Holding Familiar. Um Guia Para Não Cometer Erros. (2) - Direto Group

Os segredos da holding familiar para o público Family Office

Os primeiros passos para criar uma holding familiar: um guia para não cometer erros. Descubra o guia completo para criar sua holding familiar sem cometer erros, especialmente para o público Family Office. A criação de uma holding familiar é uma estratégia fundamental para famílias que desejam gerir e proteger seu

Como Aliviar Os Impostos. Itbi E Itcmd Abrindo Uma Holding - Direto Group

Como uma Holding Pode Diminuir Custos com ITBI e ITCMD?

Como aliviar os impostos: ITBI e ITCMD abrindo uma Holding?  Saiba mais sobre o papel das Holdings Familiares na redução de ITBI e ITCMD e como isso pode beneficiar seu planejamento financeiro. O Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) e o Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD)

Gestão De Investimentos Em Family Office. Porque é Tão Importante (1) - Direto Group

A importância da Gestão de Investimentos em Family Office

Gestão de investimentos em Family Office: Porque é tão importante? Descubra como a Gestão de Investimentos pode garantir a segurança e crescimento do seu patrimônio A gestão de investimentos é uma pedra angular na operação de um Family Office, responsável não só pela prosperidade econômica imediata, mas também pelo legado

Recomendado só para você!
Qual pequena e média empresa não enfrenta obstáculos nos dia…
Cresta Posts Box by CP