Descubra como a Direto
vai agilizar sua vida!

    Enxugar custos: Bicho de sete cabeças?

    Enxugar custos: Bicho de sete cabeças?

    Crise. Quantas vezes ouvimos essa palavra nos últimos anos e quantas vezes mais iremos escutá-la? Junto com ela, sempre vem o famigerado desafio: cortar custos. Em tempos de crise, esse é um dos momentos em que o empresário se vê obrigado a rever a estratégia da empresa e a analisar números.

    O interessante é que nesse exercício o empresário sempre enxerga o quanto ele próprio era indisciplinado especialmente para rever a estratégia e analisar os números. Assim, para gerenciar é preciso ter em mente, para o resto da vida, três fatores: liderança, método e conhecimento do processo.

    Associado a esses três fatores, colocados em prática, é necessário ter o controle financeiro da empresa em mãos. Isso se dá através dos relatórios contábeis, além de outros indicadores imprescindíveis para mensurar o desempenho da empresa, como o EBITDA, que mostra a performance operacional da companhia e se o faturamento é suficiente para pagar investimentos, despesas, gerar caixa e lucro aos sócios.

    Com base nesses dados, avalia-se: se a margem de receita bruta é boa, se é necessário aumentar o preço do produto, se a tributação é adequada à empresa, se as compras acontecem com bom preço, se é necessário trocar fornecedor, se a equipe é enxuta ou inchada demais, se o aluguel é muito caro, se o plano de investimentos está adequado, se os juros pagos nas dívidas são justos, etc. Tendo as respostas a todas as perguntas é possível efetuar os cortes necessários sem prejudicar o andamento do negócio. Vale lembrar que isso não significa demitir.

    Há situações em que vale trabalhar com o Orçamento Base Zero (OBZ), que consiste em refazer todo o orçamento da empresa como se ela estivesse sendo aberta agora. Então, compara-se o resultado com o que vem sendo realizado. Será possível identificar desvios que poderão ser ajustados no dia a dia.

    Parece fácil, não é? E realmente pode ser! Que tal conversarmos sobre a sua contabilidade, estratégias da empresa e até montar o EBITDA? Fazemos tudo isso aqui na DIRETO Contabilidade Gestão e Consultoria e podemos ajudar sua empresa a crescer.

    Share on facebook
    Facebook
    Share on google
    Google+
    Share on twitter
    Twitter
    Share on linkedin
    LinkedIn

    Outros artigos que podem te interessar

    O que a contabilidade pode fazer pelas pequenas empresas?

    Uma pequena empresa enfrenta diversas dificuldades no mercado, não é mesmo?Além de enfrentar a concorrência de organizações maiores, ela deve ter total controle de sua gestão para se manter saudável financeira e economicamente. Você já pensou que a contabilidade pode se tornar uma vantagem competitiva se você souber utilizá-la a seu favor? Isso mesmo, além

    REFORMA TRIBUTÁRIA e seus impactos nos Planejamentos Sucessórios

    O que é Reforma Tributária? Reforma tributária é a proposta do Governo Federal para simplificar o sistema tributário brasileiro extinguir tributos como o PIS, Cofins, IPI, ICMS e ISS por um Imposto sobre Operações com Bens e Serviços (IBS).  A reforma busca modernizar a arrecadação de tributos e impostos para favorecer a competitividade das empresas. O

    Outros artigos que podem te interessar

    Assine nossa Newsletter

    Gostaria de saber mais sobre o assunto?