Você sabe quais são os principais gargalos enfrentados pelas PMEs?

Fale com um especialista agora gratuitamente!
Nesse artigo você vai ver:

Qual pequena e média empresa não enfrenta obstáculos nos dia a dia do negócio até conseguir alcançar os resultados e obter lucro? Todas vivem da busca de resultados e todas, invariavelmente, passam por situações complicadas.

Mas, quais são os principais gargalos enfrentados pelas PMEs e quais são meios de superá-los? De acordo com o time de especialistas DIRETO Contabilidade, Gestão e Consultoria, as empresas que não conseguem estabelecer, permanentemente, os principais pilares que são: Pessoas certas nos lugares certos; Liderança eficaz; Conhecimento técnico e Metodologia de gestão, acabam por enfrentar os chamados “gargalos”, que dificultam, ou até impedem, a continuidade de suas operações e, por consequência, sua sobrevivência.

O primeiro e principal gargalo é formado pelas pessoas. A empresa precisa buscar e recrutar, permanentemente, pessoas com perfil comportamental e conhecimento técnico adequados à sua função e à cultura do negócio.

Como segundo gargalo enxergamos os líderes que não conseguem atingir os resultados. Um líder verdadeiro é aquele que atinge os resultados com a sua equipe, respeitando os valores e a cultura do negócio.

O terceiro gargalo é o formado pela insuficiência do conhecimento técnico, necessário à boa execução das tarefas diárias dos líderes e colaboradores. Por sua vez, o quarto gargalo é a ausência de uma gestão absolutamente focada em resultados (a sobrevivência do negócio depende disso). Cabe à liderança, treinada e preparada na metodologia de gestão por resultados, atuar sobre os eventuais gargalos e à sua dinâmica interna (pessoas – conhecimento – ação).

No entanto, o diagnóstico de qual gargalo afeta o andamento das companhias não é tarefa fácil. Para isso, é necessário entender e trabalhar conceitos, sistemas e métodos que vão orientar a qualificação e o treinamento adequado dos líderes. Dessa forma, a liderança terá suporte concreto e permanente para que a empresa consiga atingir resultados consistentes, eliminando esses gargalos de desempenho operacional.

Em síntese, colocar as pessoas certas nos lugares certos, energizá-las, sincronizar os seus esforços e conectar suas prioridades com as da empresa, mantendo um elevado senso de urgência sobre os fundamentos do negócio, fará com que os resultados sejam permanente e consistentemente atingidos, garantindo a sobrevivência e o sucesso do negócio.

Associado a esses fatores, colocados em prática, é necessário ter o controle financeiro da empresa em mãos. Isso se dá através dos relatórios contábeis, além de outros indicadores imprescindíveis para mensurar o desempenho da empresa, como o EBITDA, que mostra a performance operacional da companhia e se o faturamento é suficiente para pagar investimentos, despesas, gerar caixa e lucro aos sócios.

E então, identifica algum gargalo enfrentado pela sua empresa? Precisa de ajuda para descobrir o que “emperra” o desenvolvimento do seu negócio? Vamos conversar!

Compartilhe nas redes:

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Artigo - Direto Group - Contabilidade em São Paulo - SP

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Tem Clínica Em São Paulo E Está Com As Finanças Bagunçadas. Descubra Como Se Organizar! - Direto Group

Como organizar as finanças para clínicas médicas em São Paulo

Tem clínica em São Paulo e está com as finanças bagunçadas? Descubra como se organizar! Melhore a gestão financeira da sua clínica em São Paulo com dicas práticas. Controle custos, aumente a lucratividade e garanta o sucesso do seu negócio Organizar as finanças de uma clínica médica em São Paulo

Cinco Exemplos De Holdings Familiares Bem Sucedidas E O Que Você Pode Aprender Com Elas. (1) - Direto Group

Descubra como holdings familiares de sucesso podem revolucionar seu Family Office!

Exemplos de holdings familiares bem-sucedidas e o que você pode aprender com elas. Descubra como as holdings familiares bem-sucedidas podem inspirar estratégias para potencializar o seu Family Office! As holdings familiares são estruturas empresariais que desempenham um papel crucial na gestão e proteção do patrimônio de grandes famílias.  No contexto

Os Primeiros Passos Para Criar Uma Holding Familiar. Um Guia Para Não Cometer Erros. (2) - Direto Group

Os segredos da holding familiar para o público Family Office

Os primeiros passos para criar uma holding familiar: um guia para não cometer erros. Descubra o guia completo para criar sua holding familiar sem cometer erros, especialmente para o público Family Office. A criação de uma holding familiar é uma estratégia fundamental para famílias que desejam gerir e proteger seu

Como Aliviar Os Impostos. Itbi E Itcmd Abrindo Uma Holding - Direto Group

Como uma Holding Pode Diminuir Custos com ITBI e ITCMD?

Como aliviar os impostos: ITBI e ITCMD abrindo uma Holding?  Saiba mais sobre o papel das Holdings Familiares na redução de ITBI e ITCMD e como isso pode beneficiar seu planejamento financeiro. O Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) e o Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD)

Gestão De Investimentos Em Family Office. Porque é Tão Importante (1) - Direto Group

A importância da Gestão de Investimentos em Family Office

Gestão de investimentos em Family Office: Porque é tão importante? Descubra como a Gestão de Investimentos pode garantir a segurança e crescimento do seu patrimônio A gestão de investimentos é uma pedra angular na operação de um Family Office, responsável não só pela prosperidade econômica imediata, mas também pelo legado

Recomendado só para você!
Estamos acompanhando quase diariamente desdobramentos dos escândalos relacionados à corrupção…
Cresta Posts Box by CP