Descubra como a Direto
vai agilizar sua vida!

    Você sabe quais são os principais gargalos enfrentados pelas PMEs?

    Você sabe quais são os principais gargalos enfrentados pelas PMEs?

    Qual pequena e média empresa não enfrenta obstáculos nos dia a dia do negócio até conseguir alcançar os resultados e obter lucro? Todas vivem da busca de resultados e todas, invariavelmente, passam por situações complicadas.

    Mas, quais são os principais gargalos enfrentados pelas PMEs e quais são meios de superá-los? De acordo com o time de especialistas DIRETO Contabilidade, Gestão e Consultoria, as empresas que não conseguem estabelecer, permanentemente, os principais pilares que são: Pessoas certas nos lugares certos; Liderança eficaz; Conhecimento técnico e Metodologia de gestão, acabam por enfrentar os chamados “gargalos”, que dificultam, ou até impedem, a continuidade de suas operações e, por consequência, sua sobrevivência.

    O primeiro e principal gargalo é formado pelas pessoas. A empresa precisa buscar e recrutar, permanentemente, pessoas com perfil comportamental e conhecimento técnico adequados à sua função e à cultura do negócio.

    Como segundo gargalo enxergamos os líderes que não conseguem atingir os resultados. Um líder verdadeiro é aquele que atinge os resultados com a sua equipe, respeitando os valores e a cultura do negócio.

    O terceiro gargalo é o formado pela insuficiência do conhecimento técnico, necessário à boa execução das tarefas diárias dos líderes e colaboradores. Por sua vez, o quarto gargalo é a ausência de uma gestão absolutamente focada em resultados (a sobrevivência do negócio depende disso). Cabe à liderança, treinada e preparada na metodologia de gestão por resultados, atuar sobre os eventuais gargalos e à sua dinâmica interna (pessoas – conhecimento – ação).

    No entanto, o diagnóstico de qual gargalo afeta o andamento das companhias não é tarefa fácil. Para isso, é necessário entender e trabalhar conceitos, sistemas e métodos que vão orientar a qualificação e o treinamento adequado dos líderes. Dessa forma, a liderança terá suporte concreto e permanente para que a empresa consiga atingir resultados consistentes, eliminando esses gargalos de desempenho operacional.

    Em síntese, colocar as pessoas certas nos lugares certos, energizá-las, sincronizar os seus esforços e conectar suas prioridades com as da empresa, mantendo um elevado senso de urgência sobre os fundamentos do negócio, fará com que os resultados sejam permanente e consistentemente atingidos, garantindo a sobrevivência e o sucesso do negócio.

    Associado a esses fatores, colocados em prática, é necessário ter o controle financeiro da empresa em mãos. Isso se dá através dos relatórios contábeis, além de outros indicadores imprescindíveis para mensurar o desempenho da empresa, como o EBITDA, que mostra a performance operacional da companhia e se o faturamento é suficiente para pagar investimentos, despesas, gerar caixa e lucro aos sócios.

    E então, identifica algum gargalo enfrentado pela sua empresa? Precisa de ajuda para descobrir o que “emperra” o desenvolvimento do seu negócio? Vamos conversar!

    Share on facebook
    Facebook
    Share on google
    Google+
    Share on twitter
    Twitter
    Share on linkedin
    LinkedIn

    Outros artigos que podem te interessar

    O que a contabilidade pode fazer pelas pequenas empresas?

    Uma pequena empresa enfrenta diversas dificuldades no mercado, não é mesmo?Além de enfrentar a concorrência de organizações maiores, ela deve ter total controle de sua gestão para se manter saudável financeira e economicamente. Você já pensou que a contabilidade pode se tornar uma vantagem competitiva se você souber utilizá-la a seu favor? Isso mesmo, além

    REFORMA TRIBUTÁRIA e seus impactos nos Planejamentos Sucessórios

    O que é Reforma Tributária? Reforma tributária é a proposta do Governo Federal para simplificar o sistema tributário brasileiro extinguir tributos como o PIS, Cofins, IPI, ICMS e ISS por um Imposto sobre Operações com Bens e Serviços (IBS).  A reforma busca modernizar a arrecadação de tributos e impostos para favorecer a competitividade das empresas. O

    Outros artigos que podem te interessar

    Assine nossa Newsletter

    Gostaria de saber mais sobre o assunto?