Novo Modelo do Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho (TRCT)

Fale com um especialista agora gratuitamente!
Nesse artigo você vai ver:

Silvinei Toffanin, sócio diretor da Direto, participou de uma matéria publicada pelo Portal Investimentos e Notícias, sobre o novo modelo do Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho (TRCT).

Confira a reportagem completa a seguir:

Novo Modelo do Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho (TRCT)

A partir de amanhã, 01, entra em vigor em todo o território brasileiro o novo modelo do Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho (TRCT),  instituído pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). “O objetivo é dar segurança e transparência tanto ao empregador quanto ao empregado no momento da rescisão, detalhando todas as verbas devidas e pagas”, disse Silvinei Cordeiro Toffanin, diretor da empresa Direto Contabilidade, Gestão e Consultoria.

De acordo com Toffanin, o objetivo do novo modelo é dar segurança e transparência tanto ao empregador quanto ao empregado no momento da rescisão, detalhando todas as verbas devidas e pagas. “Para as empresas é ter a certeza de que todas as verbas devidas estão devidamente detalhadas e pagas no ato da rescisão, evitando-se dúvidas no momento da rescisão e consequentemente futuras demandas trabalhistas. Para os funcionários é a certeza de que seus direitos, estão todos ali detalhados e pagos no ato da rescisão, evitando que dúvidas sejam esclarecidas em demandas trabalhistas nos tribunais”, explicou.

“O que mudou foi a inclusão de alguns campos visando o detalhamento das verbas rescisórias, tais como: férias vencidas, 13º exercício, horas-extras e descontos”, ressaltou o diretor.

Toffanin explica que todas as empresas devem informar separadamente cada período aquisitivo de férias vencido e não quitado. A empresa deve informar no Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho (TRCT): o período aquisitivo, a quantidade de duodécimos de férias devidos e o valor devido.

Além disso, deve ser informado separadamente cada exercício anterior de 13º vencido e não quitado. A empresa deve informar no TRCT: o exercício,  quantidade de duodécimos de 13º devidos e o valor devido.

Por outro lado, em cada campo do TRCT deve ser informada a quantidade de horas-extras feitas no mês de afastamento e o respectivo percentual e valor.

Contudo, um maior detalhamento das deduções (Pensão Alimentícia, Adiantamento Salarial, Adiantamento de 13o, Vale-Transporte, Empréstimo em Consignação, informa separadamente a Previdência Social sobre o 13º e sobre as demais verbas, informa separadamente o Imposto de Renda na Fonte sobre 13º/PLR/Demais Verbas e etc.

“A rescisão foi segmentada em dois termos: (i) TRCT, que trás os valores credores e os descontos, (ii) Termo de Homologação (contratos sujeitos à assistência à homologação) ou de Quitação (contratos não sujeitos à assistência à homologação), onde as partes – trabalhador e empregador – dão quitação/assinam em conjunto com o Assistente de Homologação, quando devida a homologação. Para efeito de habilitação ao saque do FGTS e ao Seguro-Desemprego só deve ser apresentado à CAIXA o Termo de Homologação ou o de Quitação”, explicou o diretor”, finalizou Toffanin.

(MR – Agência IN)

http://www.investimentosenoticias.com.br/ultimas-noticias/tempo-real/novo-trct-trara-mais-seguranca-a-empresa-e-ao-empregado-diz-diretor.html

 

Compartilhe nas redes:

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Artigo - Direto Group - Contabilidade em São Paulo - SP

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Tem Clínica Em São Paulo E Está Com As Finanças Bagunçadas. Descubra Como Se Organizar! - Direto Group

Como organizar as finanças para clínicas médicas em São Paulo

Tem clínica em São Paulo e está com as finanças bagunçadas? Descubra como se organizar! Melhore a gestão financeira da sua clínica em São Paulo com dicas práticas. Controle custos, aumente a lucratividade e garanta o sucesso do seu negócio Organizar as finanças de uma clínica médica em São Paulo

Cinco Exemplos De Holdings Familiares Bem Sucedidas E O Que Você Pode Aprender Com Elas. (1) - Direto Group

Descubra como holdings familiares de sucesso podem revolucionar seu Family Office!

Exemplos de holdings familiares bem-sucedidas e o que você pode aprender com elas. Descubra como as holdings familiares bem-sucedidas podem inspirar estratégias para potencializar o seu Family Office! As holdings familiares são estruturas empresariais que desempenham um papel crucial na gestão e proteção do patrimônio de grandes famílias.  No contexto

Os Primeiros Passos Para Criar Uma Holding Familiar. Um Guia Para Não Cometer Erros. (2) - Direto Group

Os segredos da holding familiar para o público Family Office

Os primeiros passos para criar uma holding familiar: um guia para não cometer erros. Descubra o guia completo para criar sua holding familiar sem cometer erros, especialmente para o público Family Office. A criação de uma holding familiar é uma estratégia fundamental para famílias que desejam gerir e proteger seu

Como Aliviar Os Impostos. Itbi E Itcmd Abrindo Uma Holding - Direto Group

Como uma Holding Pode Diminuir Custos com ITBI e ITCMD?

Como aliviar os impostos: ITBI e ITCMD abrindo uma Holding?  Saiba mais sobre o papel das Holdings Familiares na redução de ITBI e ITCMD e como isso pode beneficiar seu planejamento financeiro. O Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) e o Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD)

Gestão De Investimentos Em Family Office. Porque é Tão Importante (1) - Direto Group

A importância da Gestão de Investimentos em Family Office

Gestão de investimentos em Family Office: Porque é tão importante? Descubra como a Gestão de Investimentos pode garantir a segurança e crescimento do seu patrimônio A gestão de investimentos é uma pedra angular na operação de um Family Office, responsável não só pela prosperidade econômica imediata, mas também pelo legado

Recomendado só para você!
Matéria publicada no Jornal Santuário - 25/02/2013 ECONOMIA | POLÍTICA DE…
Cresta Posts Box by CP