Culture Code: O que é e como criar um para a sua empresa?

Fale com um especialista agora gratuitamente!
Nesse artigo você vai ver:

Culture Code ainda é um termo pouco utilizado no mundo corporativo, porém, esse documento ganhou bastante atenção em 2009, depois que a Netflix divulgou publicamente o seu.

Desde então, várias outras empresas já fizeram e externalizaram seus matérias como estratégia de gestão e de capitação de novos talentos, como a Hubspost e a RD Station.

Quer entender por que esse documento está sendo tão importante e qual foi a estratégia utilizada por essas organizações?

Então confira o nosso artigo e veja como essa ferramenta de RH pode fazer com que você se destaque em meio a tanta concorrência e agregue ainda mais profissionalismo ao seu negócio.

 

Afinal, o que é Culture Code?

O que é Culture Code

Dentro de uma empresa, chamamos de Culture Code, o conjunto de práticas, princípios e comportamentos que orientam a atuação dos colaboradores e colaboram para a construção da identidade de uma organização a partir dos valores que ela aprecia e acredita.

Resumindo de uma forma geral, trata-se da missão, visão e valores de um empreendimento, voltado para os seus objetivos de curto a longo prazo.

Um ponto que é interessante salientar, é que o Culture Code não aparece somente no ambiente organizacional, apesar desta aplicação ser a mais comum. Ele também pode ser aplicado a uma nação, por exemplo, ao identificar o comportamento que caracterizam os seus cidadãos.

Mas você deve estar se perguntando, essa definição parece de cultura organizacional, não é?

Você acertou! Cultura organizacional e Culture Code possuem significados parecidos, mas suas execuções causam diferentes impactos dentro de uma empresa.

Podemos dizer que Culture Code é a cultura organizacional apresentada de maneira escrita, documentada e mais completa, ou seja, todas as regras, posturas, metas e ideologias de um empreendimento são formalizadas e apresentadas para os stakeholders, sejam eles internos ou externos.

 

Por que fazer um Culture Code para minha empresa?

benefícios do Culture Code

Quer saber quais são os principais benefícios que sua empresa terá com a criação e implantação desse documento? Então confira os seguintes tópicos que escrevi para você:

 

Saber se os colaboradores possuem o Fit Cultural:

Você sabia que além do conhecimento, outro fator muito importante e crucial no momento da contratação de um novo colaborador, é saber se ele tem o fit cultural da empresa?

Resumidamente, podemos definir Fit Cultural quando um funcionário possui e acredita nos mesmos valores e propósitos de uma organização.

Mas por que isso é tão importante?

Quando um colaborador compartilha das mesmas missões, visões e valores de uma empresa e se adapta a sua cultura organizacional, ele tem mais facilidade para desenvolver todo seu potencial e fazer um trabalho mais eficiente.

E como um candidato saberá se possui ou não Fit Cultura com a empresa? Isso mesmo, através da leitura de seu Culture Code #Ficaadica!

 

Ter um time mais eficiente, produtivo e motivado:

Quando uma empresa tem um Culture Code bem definido e que represente de fato a organização, a produtividade dos colaboradores aumenta em níveis altíssimos!

Você sabia que quando os funcionários são bem orientados e conhecem as diretrizes e os objetivos do empreendimento, eles possuem uma base sólida para realizar suas tarefas, ficam mais atentos aos seus comportamentos e trazem mais resultados que a empresa almeja?

E não para por aí, ter um Culture Code significa também  possuir um time mais unido, coeso e motivado e que compartilha dos mesmos princípios de sua organização.

 

Fazer com que a empresa fique no top of mind no mercado:

 Já pensou ficar no top of mind entre os seus consumidores no seu mercado de atuação?

Parece um sonho, não é? Mas tudo isso é possível com o Culture Code!

Para entender como sua atuação funciona na prática, podemos utilizar como exemplo a empresa Google.

Quando pensamos nela, logo vem a cabeça palavras como: dinâmica, inovadora, tecnológica e empreendedora, não é?

Dessa forma, podemos ver que a Google é reconhecida como tal não apenas por ter criado um produto que revolucionou o mundo da internet, mas também por possuir essas características internamente, tornando-a única no mercado.

 

Integração de novos colaboradores:

Empresas que possuem um Culture Code, possuem mais facilidade de integrar um colaborador que está entrando para a equipe.

Isso acontece, pois quando ele analisa esse documento, ele já consegue entender quais sãos os pontos de aderência e quais pontos ele pode contribuir e evoluir dentro da organização.

Além disso, o Culture Code serve como um parâmetro, mostrando quais comportamentos a empresa espera de um colaborador e quais ela repudia.

 

Atração de novos talentos:

Da mesma forma que os consumidores procuram empresas que possuem os mesmos valores para realizar uma compra ou contratar um serviço, os colaboradores também escolhem empresas que possuem os mesmos propósitos para trabalhar e constituírem suas carreiras.

Dessa forma, ter um Culture Code que represente os princípios e valores da empresa ajuda não só a atrair pessoas motivadas e engajadas, mas ela também amplifica suas habilidades e os auxilia a desempenhar suas funções da melhor maneira possível e alcançar melhores resultados.

 

Como criar um Culture Code que represente a minha empresa?

Como fazer um Culture Code para minha empresa

Depois da gente conversar sobre o que é Culture Code e quais são os principais benefícios que ela proporciona para uma empresa, chegou a hora de mostrar a você como implementa-lo na sua organização!

Mas fique tranquilo! Elaborar um Culture Code não é um processo tão complicado quanto parece, veja:

 

1 – Defina os principais valores da sua empresa:

O primeiro e mais importante passo para começar a criar o Culture Code da sua organização, é necessário definir quais sãos as principais missões, visões, valores e objetivos da sua empresa e detalha-las com o máximo de informação possível.

Para isso não ser feito de maneira aleatória, é importante que você tire esses dados de algum relatório empresarial.

Porém, caso você não tenha nenhum, você pode fazer pesquisas e avaliações internas para que os seus colaboradores possam emitir suas opiniões a respeito da cultura organizacional do seu negócio.

 

2 – Revise e reúna as informações mais importantes:

Depois de coletar todas essas informações, é necessário que você filtre as que estão de acordo com a identidade que você deseja passar aos seus clientes, tanto internos como externos e as reúna em temas específicos, como: autogerenciamento, honestidade, …

Afinal, não adianta fazer um Culture Code que não represente sua organização, não é?

Nesse momento também, é importante que todo o conteúdo seja revisado gramaticalmente e esteja dentro dos padrões da língua portuguesa. Sendo escrito de maneira objetiva e com clareza, para que todos possam entender a mensagem que está sendo transmitida.

Outro ponto que é importante salientar é que um Culture Code pode ter qualquer tamanho. O da Netflix, por exemplo, possui mais de quatro mil palavras, enquanto o da empresa Clarabridge, possui apenas três frases.

 

3 – Divulgue-o interna e externamente:

Com o Culture Code pronto e revisado, ele está preparado para ser divulgado tanto para os clientes internos, como também para os externos.

Ao publicar o Culture Code aos seus colaboradores, é importante mostrar a eles que todas as missões, visões e valores que constam no documento são fundamentais para alinhar a empresa como um todo, além de ajuda-los a conhecer ainda mais quais sãos os propósitos e objetivos da organização.

Agora, quando for externalizar esse documento, não hesite em publica-lo! Pois, é dessa maneira que os seus clientes, futuros clientes e colaboradores podem ter uma visão melhor de como a empresa funciona e quais posições pode-se esperar dela.

 

Considerações Finais

Depois de ler todo esse post, como você avalia o Culture Code da sua empresa? Será necessário criar um ou apenas atualiza-lo?

Caso você tenha ficado com alguma dúvida, você pode (e deve!) consultar uma empresa que preste o serviço de Recursos Humanos, como a Direto, ou enviar sua dúvida para nossas redes sociais: Facebook, Linkedin e Twitter.

Aproveitando que você acabou de ler esse post, que tal continuar sua leitura com outros artigos do nosso blog?

 

Por Cinthia Sayuri, departamento de Marketing da Direto Contabilidade, Gestão e Consultoria ?

Compartilhe nas redes:

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Artigo - Direto Group - Contabilidade em São Paulo - SP

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Tem Clínica Em São Paulo E Está Com As Finanças Bagunçadas. Descubra Como Se Organizar! - Direto Group

Como organizar as finanças para clínicas médicas em São Paulo

Tem clínica em São Paulo e está com as finanças bagunçadas? Descubra como se organizar! Melhore a gestão financeira da sua clínica em São Paulo com dicas práticas. Controle custos, aumente a lucratividade e garanta o sucesso do seu negócio Organizar as finanças de uma clínica médica em São Paulo

Cinco Exemplos De Holdings Familiares Bem Sucedidas E O Que Você Pode Aprender Com Elas. (1) - Direto Group

Descubra como holdings familiares de sucesso podem revolucionar seu Family Office!

Exemplos de holdings familiares bem-sucedidas e o que você pode aprender com elas. Descubra como as holdings familiares bem-sucedidas podem inspirar estratégias para potencializar o seu Family Office! As holdings familiares são estruturas empresariais que desempenham um papel crucial na gestão e proteção do patrimônio de grandes famílias.  No contexto

Os Primeiros Passos Para Criar Uma Holding Familiar. Um Guia Para Não Cometer Erros. (2) - Direto Group

Os segredos da holding familiar para o público Family Office

Os primeiros passos para criar uma holding familiar: um guia para não cometer erros. Descubra o guia completo para criar sua holding familiar sem cometer erros, especialmente para o público Family Office. A criação de uma holding familiar é uma estratégia fundamental para famílias que desejam gerir e proteger seu

Como Aliviar Os Impostos. Itbi E Itcmd Abrindo Uma Holding - Direto Group

Como uma Holding Pode Diminuir Custos com ITBI e ITCMD?

Como aliviar os impostos: ITBI e ITCMD abrindo uma Holding?  Saiba mais sobre o papel das Holdings Familiares na redução de ITBI e ITCMD e como isso pode beneficiar seu planejamento financeiro. O Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) e o Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD)

Gestão De Investimentos Em Family Office. Porque é Tão Importante (1) - Direto Group

A importância da Gestão de Investimentos em Family Office

Gestão de investimentos em Family Office: Porque é tão importante? Descubra como a Gestão de Investimentos pode garantir a segurança e crescimento do seu patrimônio A gestão de investimentos é uma pedra angular na operação de um Family Office, responsável não só pela prosperidade econômica imediata, mas também pelo legado

Recomendado só para você!
Você sabia que as empresas brasileiras gastam, em média, 1.958…
Cresta Posts Box by CP