Avaliando o desempenho do seu negócio através de indicadores

Fale com um especialista agora gratuitamente!
Nesse artigo você vai ver:

Pelo menos uma vez por mês e ao final de cada ano, o empresário precisa fazer uma análise dos resultados da sua empresa, afim de verificar o que foi realizado corretamente e o que deve ser melhorado. Esta análise é muito importante para garantir a saúde financeira do seu negócio e ajudar a evitar grandes perdas. Abaixo listamos alguns indicadores de desempenho que conseguem dar o “raio-x”do seu negócio, a saber:

Lucratividade

Esse índice aponta para o poder de ganho da sua empresa em comparação com o lucro líquido relacionado ao resultado total. O que quer dizer que esse cálculo implica no lucro que você consegue ter sobre o trabalho desenvolvido.

Rentabilidade

O índice de rentabilidade tem como função apontar o poder de retorno ou ganho do dinheiro que foi investido na companhia. Em outras palavras, a taxa revela a atratividade do ramo já que mostra ao empreendedor a velocidade do ganho de seu capital investido no negócio.

Liquidez

Analisar a liquidez implica no cálculo e na interpretação das taxas de liquidez, que apontam para a capacidade da corporação em cumprir o que foi assumido com os terceiros. Saiba que para analisar a liquidez é necessário um relatório do fluxo de caixa.

Endividamento

A taxa indica a dependência da companhia em associação aos recursos adquiridos com terceiros como, por exemplo, os bancos. Quanto mais a companhia depender dos recursos, suas despesas financeiras serão maiores. O endividamento fora de controle pode implicar no fechamento da empresa. Por isso o cálculo e o devido acompanhamento dessa taxa são importantes para a saúde financeira da corporação e para evitar um susto no futuro.

Margem de contribuição

A margem é referente à diferença entre o lucro bruto retirando os gastos variáveis. A quantia da margem de contribuição precisa superar as despesas financeiras e fixas para a geração do lucro.

Ponto de equilíbrio

O ponto de equilíbrio revela a quantia de serviços ou vendas prestados necessários para cobrir todas as despesas da empresa, para que a mesma não sofra um prejuízo. Ou seja, esse índice é quando as vendas ficam niveladas com os gastos totais, sem geração de prejuízo ou lucro para a companhia.

Acompanhar e analisar estes indicadores de desempenho é fundamental para a gestão da sua empresa e também para conseguir financiamentos. Isso porque, geralmente, os bancos analisam a capacidade que um negócio tem de conseguir pagar a divida contraída. Estes números ainda podem ajudar a convencer seus sócios sobre alguma manobra ou investimento, além de permitir que vocês evitem sustos e encontrem soluções mais rápidas para possível problemas financeiros.

Caso você ainda não tenha esses indicadores para seu negócio, e pretende tê-los daqui em diante para fazer a gestão do seu negócio entre em contato conosco, a DIRETO poderá fazer a sua escrituração contábil, fiscal e trabalhista e gerar esses indicadores mensalmente para você.

 

 

 

 

Compartilhe nas redes:

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Artigo - Direto Group - Contabilidade em São Paulo - SP

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Tem Clínica Em São Paulo E Está Com As Finanças Bagunçadas. Descubra Como Se Organizar! - Direto Group

Como organizar as finanças para clínicas médicas em São Paulo

Tem clínica em São Paulo e está com as finanças bagunçadas? Descubra como se organizar! Melhore a gestão financeira da sua clínica em São Paulo com dicas práticas. Controle custos, aumente a lucratividade e garanta o sucesso do seu negócio Organizar as finanças de uma clínica médica em São Paulo

Cinco Exemplos De Holdings Familiares Bem Sucedidas E O Que Você Pode Aprender Com Elas. (1) - Direto Group

Descubra como holdings familiares de sucesso podem revolucionar seu Family Office!

Exemplos de holdings familiares bem-sucedidas e o que você pode aprender com elas. Descubra como as holdings familiares bem-sucedidas podem inspirar estratégias para potencializar o seu Family Office! As holdings familiares são estruturas empresariais que desempenham um papel crucial na gestão e proteção do patrimônio de grandes famílias.  No contexto

Os Primeiros Passos Para Criar Uma Holding Familiar. Um Guia Para Não Cometer Erros. (2) - Direto Group

Os segredos da holding familiar para o público Family Office

Os primeiros passos para criar uma holding familiar: um guia para não cometer erros. Descubra o guia completo para criar sua holding familiar sem cometer erros, especialmente para o público Family Office. A criação de uma holding familiar é uma estratégia fundamental para famílias que desejam gerir e proteger seu

Como Aliviar Os Impostos. Itbi E Itcmd Abrindo Uma Holding - Direto Group

Como uma Holding Pode Diminuir Custos com ITBI e ITCMD?

Como aliviar os impostos: ITBI e ITCMD abrindo uma Holding?  Saiba mais sobre o papel das Holdings Familiares na redução de ITBI e ITCMD e como isso pode beneficiar seu planejamento financeiro. O Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) e o Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD)

Gestão De Investimentos Em Family Office. Porque é Tão Importante (1) - Direto Group

A importância da Gestão de Investimentos em Family Office

Gestão de investimentos em Family Office: Porque é tão importante? Descubra como a Gestão de Investimentos pode garantir a segurança e crescimento do seu patrimônio A gestão de investimentos é uma pedra angular na operação de um Family Office, responsável não só pela prosperidade econômica imediata, mas também pelo legado

Recomendado só para você!
Cresta Posts Box by CP