Ícone do site Direto Group

Auditoria Interna também deve ser feita por PMEs

Auditoria. Segundo os dicionários, trata-se do exame comprobatório relativo às atividades contábeis e financeiras de uma empresa ou instituição.

Sua empresa realiza auditorias periodicamente? Sabia que fazer uma auditoria interna ou mesmo externa não é algo exclusivo das grandes corporações?

Apesar de pouco utilizada entre PMEs, realizar auditorias pode trazer muitos benefícios para controle do patrimônio. Com as novas exigências fiscais e legais que estão há alguns anos em vigor no Brasil, as empresas têm buscado colocar a auditoria interna em seus processos – inclusive como medida preventiva – a fim de se preparar para auditorias externas e se manterem regulares perante os órgãos fiscalizadores. Com a auditoria interna na organização é possível evitar desperdícios, simplificar tarefas e organizar processos de gestão e controle administrativo, por exemplo.

Ao implantar tais processos, as empresas, independente de porte ou segmento, são beneficiadas: estão constantemente se certificando do bom andamento dos processos da empresa e têm um retorno positivo pela redução de custos com auditorias externas, uma vez que os processos de monitoramento e controle passam a ser permanentes. A auditoria interna, quando feita de forma preventiva, permite a análise da adequação dos controles internos e visa mais segurança patrimonial e confiabilidade nos relatórios contábeis e gerenciais. É papel do auditor interno analisar, interpretar e documentar as informações físicas, contábeis, financeiras e operacionais da empresa.

Ainda não está convencido? Elencamos alguns pontos que explicam a importância das empresas, desde as de pequeno porte, terem os controles internos em ordem. Veja a seguir:

Quer saber mais sobre o assunto? A equipe da DIRETO Contabilidade, Gestão e Consultoria está à postos para esclarecer suas dúvidas e orientar sobre o tema.

Sair da versão mobile