Auditoria Interna também deve ser feita por PMEs

Fale com um especialista agora gratuitamente!
Nesse artigo você vai ver:

Auditoria. Segundo os dicionários, trata-se do exame comprobatório relativo às atividades contábeis e financeiras de uma empresa ou instituição.

Sua empresa realiza auditorias periodicamente? Sabia que fazer uma auditoria interna ou mesmo externa não é algo exclusivo das grandes corporações?

Apesar de pouco utilizada entre PMEs, realizar auditorias pode trazer muitos benefícios para controle do patrimônio. Com as novas exigências fiscais e legais que estão há alguns anos em vigor no Brasil, as empresas têm buscado colocar a auditoria interna em seus processos – inclusive como medida preventiva – a fim de se preparar para auditorias externas e se manterem regulares perante os órgãos fiscalizadores. Com a auditoria interna na organização é possível evitar desperdícios, simplificar tarefas e organizar processos de gestão e controle administrativo, por exemplo.

Ao implantar tais processos, as empresas, independente de porte ou segmento, são beneficiadas: estão constantemente se certificando do bom andamento dos processos da empresa e têm um retorno positivo pela redução de custos com auditorias externas, uma vez que os processos de monitoramento e controle passam a ser permanentes. A auditoria interna, quando feita de forma preventiva, permite a análise da adequação dos controles internos e visa mais segurança patrimonial e confiabilidade nos relatórios contábeis e gerenciais. É papel do auditor interno analisar, interpretar e documentar as informações físicas, contábeis, financeiras e operacionais da empresa.

Ainda não está convencido? Elencamos alguns pontos que explicam a importância das empresas, desde as de pequeno porte, terem os controles internos em ordem. Veja a seguir:

  • Ideal na tomada de decisões operacionais e facilidade para obter informações mais pontuais;
  • Conquistar (ou reconquistar) a confiança dos investidores;
  • Evitar a evasão de recursos;
  • Cumprir leis e regulamentos aplicáveis;
  • Obter vantagem competitiva através de operações dinâmicas.

Quer saber mais sobre o assunto? A equipe da DIRETO Contabilidade, Gestão e Consultoria está à postos para esclarecer suas dúvidas e orientar sobre o tema.

Compartilhe nas redes:

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Artigo - Direto Group - Contabilidade em São Paulo - SP

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Tem Clínica Em São Paulo E Está Com As Finanças Bagunçadas. Descubra Como Se Organizar! - Direto Group

Como organizar as finanças para clínicas médicas em São Paulo

Tem clínica em São Paulo e está com as finanças bagunçadas? Descubra como se organizar! Melhore a gestão financeira da sua clínica em São Paulo com dicas práticas. Controle custos, aumente a lucratividade e garanta o sucesso do seu negócio Organizar as finanças de uma clínica médica em São Paulo

Cinco Exemplos De Holdings Familiares Bem Sucedidas E O Que Você Pode Aprender Com Elas. (1) - Direto Group

Descubra como holdings familiares de sucesso podem revolucionar seu Family Office!

Exemplos de holdings familiares bem-sucedidas e o que você pode aprender com elas. Descubra como as holdings familiares bem-sucedidas podem inspirar estratégias para potencializar o seu Family Office! As holdings familiares são estruturas empresariais que desempenham um papel crucial na gestão e proteção do patrimônio de grandes famílias.  No contexto

Os Primeiros Passos Para Criar Uma Holding Familiar. Um Guia Para Não Cometer Erros. (2) - Direto Group

Os segredos da holding familiar para o público Family Office

Os primeiros passos para criar uma holding familiar: um guia para não cometer erros. Descubra o guia completo para criar sua holding familiar sem cometer erros, especialmente para o público Family Office. A criação de uma holding familiar é uma estratégia fundamental para famílias que desejam gerir e proteger seu

Como Aliviar Os Impostos. Itbi E Itcmd Abrindo Uma Holding - Direto Group

Como uma Holding Pode Diminuir Custos com ITBI e ITCMD?

Como aliviar os impostos: ITBI e ITCMD abrindo uma Holding?  Saiba mais sobre o papel das Holdings Familiares na redução de ITBI e ITCMD e como isso pode beneficiar seu planejamento financeiro. O Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) e o Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD)

Gestão De Investimentos Em Family Office. Porque é Tão Importante (1) - Direto Group

A importância da Gestão de Investimentos em Family Office

Gestão de investimentos em Family Office: Porque é tão importante? Descubra como a Gestão de Investimentos pode garantir a segurança e crescimento do seu patrimônio A gestão de investimentos é uma pedra angular na operação de um Family Office, responsável não só pela prosperidade econômica imediata, mas também pelo legado

Recomendado só para você!
Silvinei Toffanin, sócio diretor da Direto, participou de uma reportagem…
Cresta Posts Box by CP