Descubra como a Direto
vai agilizar sua vida!

    5 desafios empresariais que você irá passar

    5 desafios empresariais que você irá passar

    Definir um caminho de atuação, enxergar longe e apostar em produtos e serviços de qualidade é fundamental para que o seu negócio caminhe com pernas fortes, mas os risco podem ser assustadores, entretanto se você tem ajuda de um bom profissional tudo se torna simples e fácil de ser resolvido.

    E foi pensando nisso que nós listamos os 5 maiores desafios que todo empresário irá passar.

    Confira o artigo que preparamos para você e saiba como lidar com isso.

    Burocracia

    Um dos grandes desafios para empreender é, sem dúvida, a burocracia, que começa antes mesmo da empresa funcionar.

    Afinal, é preciso percorrer repartições públicas nas esferas municipal, estadual e federal para conseguir alvarás, inscrições e autorizações, registros em cartórios, apresentação de guias, documentos, etc.

    Sem dizer o complexo sistema tributário, que acaba se tornando também uma grande parte da burocracia empresarial já que além do pagamento de impostos altos, os empreendedores brasileiros precisam carregar consigo um verdadeiro dicionário fiscal para não se perder e sofrer multas do governo.

    A depender do porte e do segmento da empresa, muitos empreendedores acabam optando por contratar uma assessoria de legalização para agilizar o processo e não cometer erros.

    Gestão de pessoas

    Lidar com a gestão de pessoas é considerada uma das tarefas mais complexas do ramo empresarial. Existem muitas dificuldades para manter a harmonia em relações interpessoais e no ambiente corporativo não seria diferente.

    Muitos gestores também cometem o erro de não valorizar sua equipe. Um trabalhador que sente que sua opinião não é ouvida ou que não tem possibilidades de crescimento certamente procurará outro emprego.

    Por isso é importante desenvolver uma boa proposta em que os dois lados sejam beneficiados e consigam conviver de forma agradável.

    Uma boa dica para lidar bem com a gestão de pessoas é saber você está à frente de uma equipe, e o comportamento deles é refletido no seu, então quanto melhor seus colaboradores forem tratados, melhor será o reflexo deles.

    Você sabia que existem profissionais qualificados especialmente para lidar com isso? O ideal para quem não tem controle total nessa área é contratar uma consultoria especializada, assim você terá um apoio melhor para tomar suas decisões. Você pode saber um pouco mais lendo um dos nossos conteúdos.

    Inovação  

    Gostar de alguma atividade não quer dizer que somos bons naquilo, e para ter um  negócio saudável, é preciso que realmente se tenha conhecimento e

    Inovação é a palavra-chave: a experiência do cliente deve ser inesquecível, diferenciada e apresentar uma solução realmente efetiva. Inovar, no mundo das empresas, é uma questão de sobrevivência, é ela que permite que um negócio continue a existir e trazer resultados em longo prazo.

    Ao acompanhar a inovação sua empresa ganha vantagens sobre as outras, pois se não houver mudanças a empresa pode se colocar em risco perante as outras.

    Apostar em  inovação pode melhorar o desempenho financeiro de sua empresa e também conquistar uma diferenciação no mercado, e a mudança não precisa partir de produtos, você pode investir em um atendimento personalizado como por exemplo. E com isso você pode estar sempre um passo à frente da concorrência, que acaba se tornando também um grande desafio.

    Planejamento financeiro

    Muitos gestores acabam deixando o planejamento financeiro de lado, e essa decisão pode acarretar uma série de maus resultados, pois o controle financeiro permite identificar, quais são as entradas e saídas, tamanho dos custos, faturamento e principalmente seus lucros.

    Com isso, é possível elaborar demonstrativos financeiros, que geram indicadores e relatórios muito importantes.

    Realizar um Planejamento financeiro é uma parte  indispensável do seu negócio, independente de seu tamanho ou segmento. Tendo um planejamento financeiro, você consegue ter mais liberdade e ficar mais despreocupado com gastos não programados.

    Marketing e vendas

    É fato que lidar com vendas pode ser um trabalho exigente e nada fácil, além de ter uma preocupação com o atendimento aos clientes ainda existe aquela pergunta interna que diz: será que eu vou conseguir?

    Para o ramo empresarial persistência é a palavra usada como guia para tudo, por mais difícil que pareça a situação atual, existe sempre um jeitinho para dar certo.

    A forma como o marketing da sua empresa é trabalhado diz muito sobre suas vendas, pois é uma área muito abrangente e com diversos segmentos para serem aproveitados, sendo assim é preciso fazer um estudo completo da sua área de atuação e definir a melhor abordagem para ser utilizada com o seu público alvo. O mais indicado é sempre procurar um profissional especializado na área.  

    Considerações finais

    Bom, por mais que o mundo empresarial seja desafiador, não há nada que não possa ser resolvido com um pouco de paciência e a ajuda de um bom profissional. Procurar uma alternativa para resolução dos problemas fora do seu ambiente de trabalho pode te trazer uma nova perspectiva.

    Se você ficou com alguma dúvida, ou quer conversar mais com a gente sobre o assunto, entre em contato conosco, que tanto eu, quanto outras pessoas do Grupo DIRETO, estaremos à disposição para bater um papo com você!

    Por Ana Clara, departamento de Marketing do Grupo DIRETO

    Share on facebook
    Facebook
    Share on google
    Google+
    Share on twitter
    Twitter
    Share on linkedin
    LinkedIn

    Outros artigos que podem te interessar

    O que a contabilidade pode fazer pelas pequenas empresas?

    Uma pequena empresa enfrenta diversas dificuldades no mercado, não é mesmo?Além de enfrentar a concorrência de organizações maiores, ela deve ter total controle de sua gestão para se manter saudável financeira e economicamente. Você já pensou que a contabilidade pode se tornar uma vantagem competitiva se você souber utilizá-la a seu favor? Isso mesmo, além

    REFORMA TRIBUTÁRIA e seus impactos nos Planejamentos Sucessórios

    O que é Reforma Tributária? Reforma tributária é a proposta do Governo Federal para simplificar o sistema tributário brasileiro extinguir tributos como o PIS, Cofins, IPI, ICMS e ISS por um Imposto sobre Operações com Bens e Serviços (IBS).  A reforma busca modernizar a arrecadação de tributos e impostos para favorecer a competitividade das empresas. O

    Outros artigos que podem te interessar

    Assine nossa Newsletter

    Gostaria de saber mais sobre o assunto?