4 dicas fundamentais para aumentar os lucros da sua empresa.

Fale com um especialista agora gratuitamente!
Nesse artigo você vai ver:

mulher explicando o plano estratégico para aumentar os lucros da empresa

Seria a solução de todos os problemas empresariais se existisse uma fórmula mágica para aumentar os lucros do seu negócio, não é mesmo?

Hoje no Brasil abrir uma empresa é desafiador, entretanto, manter uma empresa ativa e lucrando de maneira adequada é mais desafiador ainda. Em média cerca de 60% das empresas não ficam ativas no mercado por mais do que 5 anos. 

Principalmente porque obter lucros não depende apenas de aumentar as vendas, mas sim de uma gestão financeira que garanta informações de qualidade e que se transformem em objetivos atingidos.

Pensando nisso, separamos 5 dicas fundamentais para que você consiga aumentar os lucros da sua empresa e poder medir se a sua empresa está dando lucro ou prejuízo. 

Vamos lá?

 

 

Você sabe medir se a sua empresa está dando lucro ou prejuízo?

indicadores de resultados para aumentar os lucros da empresa

 

Muitos empreendedores apostam no fluxo de caixa para medir se a empresa está no lucro ou no prejuízo, mas o que a grande maioria não sabe é que somente o fluxo de caixa não consegue determinar a situação real da empresa e por esse e outros motivos acabam quebrando. 

Para ter mais clareza se sua empresa está lucrando ou não, é preciso apurar os resultados diários e buscar uma gestão financeira eficiente. Assim poderá criar medidas e procedimentos que visam potencializar os resultados da empresa. 

Em outras palavras, uma boa gestão financeira é responsável por planejar, analisar, administrar e controlar as atividades financeiras da empresa e tudo aquilo que se refere a investimentos, despesas fixas e variáveis, lucros, empréstimos, financiamentos e valor patrimonial da empresa.

A partir disso, ter uma boa gestão financeira e um fluxo de caixa alinhado irá proporcionar a você empreendedor, uma rota a seguir e principalmente a medir se sua empresa está dando prejuízos ou lucros. 

 

E agora? Como aumentar os lucros da sua empresa? 

Quantas vezes você já se perguntou em como poderia fazer para aumentar os lucros? Muitas empresas buscam diariamente por novas fontes para maximizar os ganhos, afinal que empresa não quer isso, não é mesmo?

Não se esqueça que aumentar os lucros não significa somente vender mais. Se seu objetivo é potencializar os lucros da empresa, escolhemos algumas dicas que podem contribuir para que você possa conseguir os resultados que tanto deseja. 

Confira aqui

 

1. Aumentar as Vendas

Primeiro de tudo, você precisa identificar quais as lacunas que existem entre a receita que você tem hoje e a qual você deseja atingir, e assim desenhar planos de ações específicos para cada uma delas.

Identificadas e desenhado um plano de ação, você terá ganhado novas vendas, por isso é indispensável preparar a sua equipe para poder administrar e controlar os novos clientes que surgirão.

Portanto, a excelência no planejamento e na gestão são indispensáveis por isso, planejá-las e controlá-las são passos determinantes para o aumento das suas receitas. 

Outra questão que não pode deixar passar em branco, é mensuração dos dados, assim  todo o planejamento terá eficácia, dessa forma, em hipótese alguma deixe de medir e gerenciar. 

 

2. Redução de custos e despesas 

A cada ano que passa o mercado se torna cada vez mais competitivo e desafiador,  e para enfrentar esse perigoso mar empresarial, requer grandes habilidades gerenciais, jogo de cintura e muita disciplina. 

Por esse motivo, que reduzir custos e  despesas fazem parte do vocabulário de todo empreendedor e gestor.

De acordo com com algumas pesquisas, muitas empresas fecham precocemente porque não tem uma gestão básica, que os auxilia e cria rotas. Principalmente porque muitos gestores perdem dinheiro por não saberem controlar seus gastos básicos operacionais

Pensando nisso, escolhemos alguns exemplos para que agora mesmo você pode começar a reduzir:

  • papéis e impressão
  • copos de água e café
  • dívidas e tarifas bancárias
  • internet e telefone

Devido a isso, ter o controle efetivo dos seus custos no processo produtivo e das despesas variáveis e fixas, lhe trará oportunidades reais e significativas de reduzir os gastos. 

 

3. Aumentar os ganho 

Tenho certeza que você já deve ter ouvido falar sobre o ROI, principalmente se você for um micro, pequena ou média empresa, não é mesmo?

Afinal, essas três siglas significam nada mais, nada menos do que o retorno sobre o seu investimento, a intenção é aumentar a relação entre o ganho obtido como resultado  e o valor investido.

E para conseguir obter um aumento significativo é fundamental que você, atue na gestão financeira e dos seus ativos, assim auxiliará na obtenção de ganhos no fluxo de caixa, redução de despesas financeiras, melhoraria no retorno sobre ativos e o saldo da tesouraria, além de eliminar desperdícios.

 

4. Aumento de produtividade

Aumentar a produtividade se tornou questão de sobrevivência para que uma empresa fique ativa no mercado tão exigente. 

Os gestores precisam estar cada vez mais atentos para desenvolver estratégias que mantenham os  colaboradores motivados e produtivos. Principalmente porque os colaboradores são uma peça vital do seu negócio. 

Apesar de que a motivação está diretamente relacionada à produtividade, não é o único fator de alavancagem necessário para aumentar a mesma. 

Um RH estratégico, que vá além do controle da documentação dos colaboradores, é algo que ainda falta para muitas empresas, mas não é um bicho de sete cabeças, com muita disciplina e atenção os resultados são garantidos. 

Pensando nisso, desenvolva processos com implantação de normas e procedimentos que reduzam os principais erros e insatisfações.

 

Uma boa sugestão é:

  • fornecer treinamentos
  • desenvolver plano de cargos e salários
  • investir em tecnologias e ferramentas
  • promover confiança e engajamento

 

 

Todas as dicas que demos neste artigo tem o intuito de fazer com que você atinja todos os resultados desejados, entendendo que existem alguns passos fundamentais que garantirão o aumento dos seus lucros. 

Desde ganhos na qualidade da informação, definição da melhor combinação de preço, promoção e produto para cada praça, redução dos custos variáveis de produção, e muitos outros

Se você quer saber ainda mais como aumentar os lucros na sua empresa, mande um e-mail para: vitoria@diretocontabilidade.com.br.  Que tanto eu, quanto nossos profissionais, estaremos à disposição para bater um papo com você!

Compartilhe nas redes:

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Artigo - Direto Group - Contabilidade em São Paulo - SP

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Tem Clínica Em São Paulo E Está Com As Finanças Bagunçadas. Descubra Como Se Organizar! - Direto Group

Como organizar as finanças para clínicas médicas em São Paulo

Tem clínica em São Paulo e está com as finanças bagunçadas? Descubra como se organizar! Melhore a gestão financeira da sua clínica em São Paulo com dicas práticas. Controle custos, aumente a lucratividade e garanta o sucesso do seu negócio Organizar as finanças de uma clínica médica em São Paulo

Cinco Exemplos De Holdings Familiares Bem Sucedidas E O Que Você Pode Aprender Com Elas. (1) - Direto Group

Descubra como holdings familiares de sucesso podem revolucionar seu Family Office!

Exemplos de holdings familiares bem-sucedidas e o que você pode aprender com elas. Descubra como as holdings familiares bem-sucedidas podem inspirar estratégias para potencializar o seu Family Office! As holdings familiares são estruturas empresariais que desempenham um papel crucial na gestão e proteção do patrimônio de grandes famílias.  No contexto

Os Primeiros Passos Para Criar Uma Holding Familiar. Um Guia Para Não Cometer Erros. (2) - Direto Group

Os segredos da holding familiar para o público Family Office

Os primeiros passos para criar uma holding familiar: um guia para não cometer erros. Descubra o guia completo para criar sua holding familiar sem cometer erros, especialmente para o público Family Office. A criação de uma holding familiar é uma estratégia fundamental para famílias que desejam gerir e proteger seu

Como Aliviar Os Impostos. Itbi E Itcmd Abrindo Uma Holding - Direto Group

Como uma Holding Pode Diminuir Custos com ITBI e ITCMD?

Como aliviar os impostos: ITBI e ITCMD abrindo uma Holding?  Saiba mais sobre o papel das Holdings Familiares na redução de ITBI e ITCMD e como isso pode beneficiar seu planejamento financeiro. O Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) e o Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD)

Gestão De Investimentos Em Family Office. Porque é Tão Importante (1) - Direto Group

A importância da Gestão de Investimentos em Family Office

Gestão de investimentos em Family Office: Porque é tão importante? Descubra como a Gestão de Investimentos pode garantir a segurança e crescimento do seu patrimônio A gestão de investimentos é uma pedra angular na operação de um Family Office, responsável não só pela prosperidade econômica imediata, mas também pelo legado

Recomendado só para você!
Muitos dos empreendedores se assustam só de ouvir falar sobre…
Cresta Posts Box by CP