Gerir uma empresa, todos nós sabemos, não é tarefa fácil. Sem saber quais são as ferramentas adequadas e nem por onde começar a fazer as análises para entender o que anda bem e o que precisa de ajustes, tudo fica ainda mais complicado.
Se avaliarmos que o número de pedidos de falência subiu 12,2% em 2016 na comparação com o ano anterior, de acordo com dados do SCPC Boa Vista, pensar a gestão da empresa e a avaliação dos indicadores torna-se ainda mais relevante.
Por isso, fica a pergunta: você sabe usar os indicadores da sua empresa para gerir seu negócio de forma eficiente, que leve ao crescimento e geração de bons negócios?
Para começar a pensar nesse tema, entendemos que você deve analisar no seguinte:
– O que são os indicadores de desempenho e de que maneira podem ajudar a gerir a empresa?
– Como escolher esses indicadores?
– O que eu, como empreendedor ou gestor, e a minha empresa ganhamos ao adotar esse tipo de mecanismo de gestão?
– Quais são os indicadores mais importantes da empresa, que não podem sair do radar para garantir a saúde do negócio?
– Como proceder em casos de variação dos índices?
– De que maneira posso estabelecer um planejamento, tomando os indicadores por base, de forma adequada ao porte atual e visando o crescimento da empresa?
Que tal fazer esse exercício de reflexão?
Os índices podem variar de setor para setor, mas que tal começar sua avaliação pelos seguintes: ticket médio, margem de contribuição, ponto de equilíbrio, lucratividade e EBITDA.
Importante ressaltar que além de colaborar de forma importante para a gestão do negócio, a análise de indicadores também é de extrema relevância na hora de buscar financiamentos.
Pense nisso!