Empreendedorismo precisa se formalizar para se tornar maduro!

Empreendedorismo precisa se formalizar para se tornar maduro!
Compartilhe nas redes:
Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Confira a entrevista completa que o Sócio-Diretor da Direto Contabilidade, Gestão e Consultoria, Silvinei Toffanin, deu para o Portal Investimento e Notícias sobre as novas regras do ICMS

Data da publicação: 01/10/2015

Artigo original:  http://www.investimentosenoticias.com.br/noticias/negocios/empreendedorismo-precisa-se-formalizar-para-se-tornar-maduro

 

Empreendedorismo precisa se formalizar para se tornar maduro!

O Brasil é vice-campeão em empreendedorismo. Hoje existem mais de 10 milhões de micro e pequenas empresas no país. Segundo a Serasa Experian, o país ganhou 990 mil novas empresas somente no primeiro semestre deste ano.

O empreendedorismo é a forma usada para designar toda e qualquer atividade de proação, criação, desenvolvimento e estabilização econômica. São novos empreendedores as pessoas que enxergam oportunidades onde a maioria vê um problema. Em períodos de economia complicada, como o atual, empreender acaba se tornando uma saída para aqueles que não conseguem uma recolocação profissional.

Porém, em qualquer um dos casos, a concorrência é uma das grandes dificuldades para que uma empresa se destaque no mercado. Essa mesma concorrência, por outro lado, incentiva a qualificação e a especialização. E é justamente na abertura do próprio negócio que muita gente acaba se encontrando profissionalmente. Ao encontrar um ofício que seja agradável e no qual a pessoa aposta iniciam-se as primeiras preocupações. Como fazer para abrir a minha empresa?

De acordo com Silvinei Toffanin, diretor da DIRETO Contabilidade, Gestão e Consultoria, há 18 anos no mercado, iniciar um negócio de maneira formal não é complicado, mas exige atenção. Ele oferece algumas dicas importantes para facilitar a atividade:

1. Procure um contador – esse profissional saberá quais são as documentações exigidas para a abertura do negócio. Além disso, o contador vai recomendar qual o melhor sistema tributário para o seu empreendimento, bem como auxiliará a montar um cronograma com os dias de pagamento dos impostos e informará o melhor dia do mês para fazer um balanço.

2. Alinhe-se com um advogado – esse profissional vai auxiliar o empresário a elaborar o contrato social e outros documentos da empresa.

Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?

{{pronome}} {{site_name}} pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.

3. Registre a sua marca – inicialmente você vai achar o investimento alto, mas verá que isso vai se tornar uma vantagem para a empresa a longo prazo. Também é importante considerar comprar um domínio na internet, mesmo que para a criação de um site com informações básica. Um bom site sempre faz bem à imagem do negócio.

4. Invista em marketing – para a criação de logo e projetos de divulgação.

5. Faça um plano financeiro – É recomendável ser um pouco conservador com relação ao estoque inicial, pecando pela falta e não pelo excesso. Além disso, é imprescindível ter dinheiro em caixa para pelo menos três meses sem lucro. O sucesso do negócio é fruto de um bom planejamento.

Sob a ótica da burocracia para abertura formal da empresa, Toffanin dá as seguintes orientações:

1. O primeiro passo para abrir uma empresa é abrir uma firma. Vá a um cartório de registro civil para registrar a sua assinatura. Leve todos os seus documentos pessoais (RG, CPF, Certidões), com cópias autenticadas.

2. Depois de abrir firma, vá à junta comercial do seu estado ou ao órgão de registro de empresas para registrar que sua empresa existe oficialmente. Para realizar esse procedimento, leve o Contrato Social (esse é o documento mais importante no processo de abertura da empresa, que contem informações como interesse das partes, objetivo da empresa, descrição do aspecto societário e a maneira de integralização das cotas), os documentos pessoais de cada sócio (autenticados) e a cópia do comprovante de endereço da empresa.

3. Na Junta Comercial, o empresário vai receber o NIRE (Número de Identificação do Registro de Empresa). Há sempre um preço e um prazo para abertura, que varia de acordo com cada local.

4. Com o NIRE é possível obter o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas) e o DECA (Declaração Cadastral), ou seja, a empresa já estará apta a pagar impostos.

5. Ao cadastrar o CNPJ é preciso saber se o tipo de empresa faz parte do SIMPLES (Sistema Integrado de Imposto e Contribuições das Microempresas e das Empresas de Pequeno Porte) para que essa classificação seja usada na tributação e na fiscalização das atividades da empresa. Antes de fazer o cadastro é importante fazer uma consulta para saber em que tipo sua empresa é classificada.

6. Feito isso, deve-se fazer um cadastro na prefeitura para receber o alvará de funcionamento, que é uma licença que permite o funcionamento da empresa em determinada localização. O alvará pode ser obtida pela internet ou na secretaria de finanças de sua cidade.
7. Para contratação de funcionários é necessário fazer um cadastro da empresa e de seus responsáveis na Previdência Social e agir corretamente de acordo com as obrigações trabalhistas. Após o funcionamento da empresa, o prazo para esse cadastro é de 30 dias.

8. Por fim, prepare o aparato fiscal da empresa solicitando a Impressão de Notas Fiscais e a Autenticação de Livros Fiscais. Esse procedimento se realiza na Secretaria de Estado da Fazenda.

‘A burocracia para abrir uma empresa é grande e são diversos os passos, mas trabalhar de maneira formal é o melhor caminho para evitar problemas das mais variadas ordens’, avalia o especialista.

 

Investimentos e Notícias 01.10.2015

Gostou? Compartilhe:
Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Nesse artigo você vai ver:

Fale com um especialista agora!

Preencha o formulário que entraremos em contato!
Não te mandaremos spam!

Se Livre Do Processo Burocrático

Estamos aqui para te ajudar a simplificar todas as etapas para abrir sua empresa
Tags
#CrescimentoEmpresarial #GestãoFinanceira #BPODiretoGroup #EficiênciaNosNegócios #InovaçãoFinanceira #SucessoEmpresarial #TransformaçãoFinanceira #TecnologiaFinanceira #Empreendedorismo #DiretoGroup #CrescimentoSustentável #Empreendedorismo #Inovação #HoldingFamiliar #ProtejaSeuPatrimônio #SucessãoSegura #DiretoGroup #Empresários #PlanejamentoFamiliar #GestãoDePatrimônio #LegadoDuradouro #SucessoFinanceiro #IRPF2025 #GestãoEmpresarial #PlanejamentoFiscal #NR1 #SegurançaNoTrabalho #SaúdeMental #GestãoDeRiscos #BemEstarNoTrabalho #TrabalhoSaudável #SaúdeOcupacional #Prevenção Clínica crescendo em São Paulo Crescimento Empresa Crescimento sustentável Eleve seus lucros Empresas de Logística e Transporte Empresários De Sucesso Enquadramento tributário family-office gerenciamento de patrimônio Gestão contábil gestão de frota Gestão de investimentos em Family Office gestão financeira gestão financeira e tributária gestão fiscal holding familiar Holdings Familiares Indicadores Estratégicos ITBI e ITCMD Maximize seus lucros Multi family office Novas regras do Pix Otimização de Frota Otimize sua empresa de transporte Pix planejamento financeiro Planejamento Tributário Planejamento Tributário 2025 Reduza custos Redução de carga tributária transportadoras Redução de custos Saúde Financeira segurança e crescimento do seu patrimônio Seguro de vida Simples Nacional 2025 Soluções personalizadas Sucesso do seu negócio Teto Simples Nacional 2025 Tributação Troca de contador
Logo Vertical Direto Group Contraste (1)

Escrito por:

Direto Group

Com a experiência de mais de 28 anos no mercado, nós, da Direto Group, nos firmamos como a escolha preferida para o gerenciamento de patrimônio de empresas familiares.

Temos uma gama abrangente de serviços que inclui consultoria, contabilidade, controladoria, assessoria fiscal, tributária, trabalhista e legal, societário, BPO financeiro e planejamento financeiro estratégico.

Além disso, somos especializados em gestão e administração de family office e criação de offshores. Por fim, temos expertise em tecnologia, ciência de dados e inteligência artificial.

Veja também

Posts Relacionados

Recomendado só para você!
Confira a entrevista que a Gerente de Recursos Humanos da…
Cresta Posts Box by CP