Descubra como a Direto
vai agilizar sua vida!

    Avaliando o desempenho do seu negócio através de indicadores

    Avaliando o desempenho do seu negócio através de indicadores

    Pelo menos uma vez por mês e ao final de cada ano, o empresário precisa fazer uma análise dos resultados da sua empresa, afim de verificar o que foi realizado corretamente e o que deve ser melhorado. Esta análise é muito importante para garantir a saúde financeira do seu negócio e ajudar a evitar grandes perdas. Abaixo listamos alguns indicadores de desempenho que conseguem dar o “raio-x”do seu negócio, a saber:

    Lucratividade

    Esse índice aponta para o poder de ganho da sua empresa em comparação com o lucro líquido relacionado ao resultado total. O que quer dizer que esse cálculo implica no lucro que você consegue ter sobre o trabalho desenvolvido.

    Rentabilidade

    O índice de rentabilidade tem como função apontar o poder de retorno ou ganho do dinheiro que foi investido na companhia. Em outras palavras, a taxa revela a atratividade do ramo já que mostra ao empreendedor a velocidade do ganho de seu capital investido no negócio.

    Liquidez

    Analisar a liquidez implica no cálculo e na interpretação das taxas de liquidez, que apontam para a capacidade da corporação em cumprir o que foi assumido com os terceiros. Saiba que para analisar a liquidez é necessário um relatório do fluxo de caixa.

    Endividamento

    A taxa indica a dependência da companhia em associação aos recursos adquiridos com terceiros como, por exemplo, os bancos. Quanto mais a companhia depender dos recursos, suas despesas financeiras serão maiores. O endividamento fora de controle pode implicar no fechamento da empresa. Por isso o cálculo e o devido acompanhamento dessa taxa são importantes para a saúde financeira da corporação e para evitar um susto no futuro.

    Margem de contribuição

    A margem é referente à diferença entre o lucro bruto retirando os gastos variáveis. A quantia da margem de contribuição precisa superar as despesas financeiras e fixas para a geração do lucro.

    Ponto de equilíbrio

    O ponto de equilíbrio revela a quantia de serviços ou vendas prestados necessários para cobrir todas as despesas da empresa, para que a mesma não sofra um prejuízo. Ou seja, esse índice é quando as vendas ficam niveladas com os gastos totais, sem geração de prejuízo ou lucro para a companhia.

    Acompanhar e analisar estes indicadores de desempenho é fundamental para a gestão da sua empresa e também para conseguir financiamentos. Isso porque, geralmente, os bancos analisam a capacidade que um negócio tem de conseguir pagar a divida contraída. Estes números ainda podem ajudar a convencer seus sócios sobre alguma manobra ou investimento, além de permitir que vocês evitem sustos e encontrem soluções mais rápidas para possível problemas financeiros.

    Caso você ainda não tenha esses indicadores para seu negócio, e pretende tê-los daqui em diante para fazer a gestão do seu negócio entre em contato conosco, a DIRETO poderá fazer a sua escrituração contábil, fiscal e trabalhista e gerar esses indicadores mensalmente para você.

     

     

     

     

    Share on facebook
    Facebook
    Share on google
    Google+
    Share on twitter
    Twitter
    Share on linkedin
    LinkedIn

    Outros artigos que podem te interessar

    O que a contabilidade pode fazer pelas pequenas empresas?

    Uma pequena empresa enfrenta diversas dificuldades no mercado, não é mesmo?Além de enfrentar a concorrência de organizações maiores, ela deve ter total controle de sua gestão para se manter saudável financeira e economicamente. Você já pensou que a contabilidade pode se tornar uma vantagem competitiva se você souber utilizá-la a seu favor? Isso mesmo, além

    REFORMA TRIBUTÁRIA e seus impactos nos Planejamentos Sucessórios

    O que é Reforma Tributária? Reforma tributária é a proposta do Governo Federal para simplificar o sistema tributário brasileiro extinguir tributos como o PIS, Cofins, IPI, ICMS e ISS por um Imposto sobre Operações com Bens e Serviços (IBS).  A reforma busca modernizar a arrecadação de tributos e impostos para favorecer a competitividade das empresas. O

    Outros artigos que podem te interessar

    Assine nossa Newsletter

    Gostaria de saber mais sobre o assunto?