Rescisão trabalhista: É importante fazer certo

Rescisão trabalhista: É importante fazer certo
Compartilhe nas redes:
Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Você sabe o que é uma rescisão trabalhista? Já teve que realizar uma e ainda assim ficou com dúvidas se estava fazendo os procedimentos corretos?

As diferentes modalidades de rescisão de contrato de trabalho, muitas vezes acabam confundindo o empregador e até mesmo a empresa devido à diversidade da lei trabalhista brasileira, portanto a rescisão de contrato trabalhista é um pedido de desligamento das obrigações de trabalho entre a empresa e um colaborador.

É importante conhecer cada tipo de demissão que se aplica a todo aquele que trabalha comandado pela CLT, para entender com maior clareza como funciona todo o procedimento.

E é por isso que nós estamos aqui para esclarecer algumas dúvidas, sobre todos os cuidados a serem tomados ao fazer uma rescisão trabalhista.  

Tipos de rescisão de contrato

O desligamento entre empresa e funcionário pode ser pedido por ambas as partes, obedecendo algumas questões referentes a tempo de contrato e contas a serem prestadas.

Existem tipos diferentes de rescisão de contrato, sendo que cada um deles envolve alguns direitos específicos que o funcionário possui, conhecendo melhor os principais tipos de rescisão você pode ter um controle melhor sobre a situação, pois é importante estar sempre atento para não cometer nenhum erro nesse momento.

 

 

 

Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?

{{pronome}} {{site_name}} pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sem justa causa

A iniciativa por parte do empregador a rescisão sem justa causa é quando a empresa não possui mais interesse nos serviços prestados pelo funcionário e, assim, opta por sua demissão.

Nessa modalidade, a empresa deverá comunicar ao colaborador, por escrito, a intenção de fazer a rescisão de contrato de trabalho, em um documento por escrito, com data e assinatura, incluindo as informações relacionadas ao aviso prévio, que poderá ser cumprido ou indenizado.

Se o aviso prévio for cumprido, o profissional deverá trabalhar normalmente durante os próximos 30 dias, recebendo integralmente seu valor, as verbas referentes à rescisão de contrato devem ser pagas no primeiro dia útil após o término do contrato.  Já no aviso indenizado, o empregado é desligado da organização imediatamente , recebendo integralmente o valor dos trinta dias seguintes junto com as suas verbas rescisórias, o que deve ser realizado em até dez dias, a partir da notificação de sua dispensa. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com justa causa

Quando o empregado comete um ato faltoso, de tamanha gravidade, que se justifica o rompimento do contrato de trabalho, nesse caso, a empresa não é obrigada a pagar o aviso prévio, a multa referente a 40% sobre o FGTS e nem as férias proporcionais.

A justa causa pode ser aplicada imediatamente pelo empregador nos casos de gravidade comprovada se o funcionário for flagrado no ato por exemplo.

É importante lembrar que as situações que envolvem uma rescisão de contrato por justa causa devem ser comprovadas. E em caso de penalidades devem ser aplicadas no momento da falta e comunicadas por escrito, para que no futuro não haja problemas especialmente se o empregado resolver entrar com um processo na justiça do trabalho.

Pedido de demissão

Nesse caso, a rescisão de contrato ocorre a pedido do empregado. Ela pode ocorrer por justa causa por parte da empresa ou pela própria vontade do colaborador, que não precisa, necessariamente, expor as razões de sua decisão.

O Direito Trabalhista não determina como o trabalhador deve fazer o pedido de sua dispensa. Porém, o ideal é protocolar um pedido por escrito, para que o pedido seja formalizado.

O funcionário deve solicitar o pedido 30 dias antes para que também possa cumprir o aviso prévio, caso contrário, esse período poderá ser descontado de suas verbas rescisórias.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O que você precisa saber na hora de fazer o cálculo da rescisão trabalhista?

Salário

Corresponde à remuneração do trabalhador pelos dias que efetivamente trabalhou no mês da rescisão. Por exemplo, se o colaborador recebe sua rescisão dia 13 ele irá receber o salário proporcional aos dias trabalhados, acrescido de horas extras e adicionais.

Férias vencidas e proporcionais

O colaborador tem direito a 30 dias de férias a cada ano trabalhado. Este período de 1 ano é chamado de período aquisitivo.

Após cada período aquisitivo, o trabalhador terá direito a férias vencidas.

Já as férias proporcionais são contadas quando o período aquisitivo ainda não está completo, então deverá ser pago ao funcionário os meses proporcionais trabalhados naquele período aquisitivo.

Tendo em vista que o cálculo de férias proporcionais é diferente para cada colaborador, confira o nosso conteúdo para entender melhor e ficar por dentro.

Na dispensa por justa causa, o empregado terá direito a receber férias vencidas, no entanto perderá as férias proporcionais por completo.

Décimo terceiro

A empresa pode realizar o pagamento do décimo terceiro de duas formas: a vista, com o prazo máximo até 30 de Novembro ou em duas parcelas, sendo a primeira em 30 de Novembro e a segunda até o dia 20 de Dezembro, o empregador deverá acertar os meses que o colaborador trabalhou.

Quando o mês não for trabalhado de forma integral deve ser analisado quantos dias o colaborador trabalhou no mês do desligamento.

Depois de saber até quando deverá ser feito o pagamento do décimo terceiro, você deve estar fazendo as contas aproximadas de quanto vai gastar para pagar os seus colaboradores, e no nosso blog você encontra um post que pode ensinar direitinho como fazer esse cálculo.

Na dispensa por justa causa, o empregado não terá direito a receber o décimo terceiro proporcional.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Na dispensa sem justa causa o empregado deve receber também por:

Aviso prévio

O aviso prévio pode ser trabalhado ou indenizado nos dois casos, o empregado receberá todos os seus vencimentos relativos a 1 mês de trabalho.

FGTS e multa de 40%

Além dos depósitos mensais, a empresa deverá pagar 40% do valor total a título de multa por ter demitido o funcionário sem justa causa.

Nos contratos de trabalho rompido por pedido de demissão, o empresário não deverá efetuar o pagamento da multa de 40%, nem o empregado poderá sacar qualquer valor de FGTS.

 

Considerações Finais

Aposto que você não sabia que uma rescisão trabalhista poderia dar tanto trabalho né?

Você pode contar com o apoio de uma consultoria de RH para lidar melhor com isso e não cometer nenhum erro nesse processo.

Caso você tenha ficado com alguma dúvida, você pode consultar uma empresa como a DIRETO Contabilidade, Gestão e Consultoria.

Mas, se você quer saber ainda mais sobre esse tema, mande um e-mail para: marketing@diretocontabilidade.com.br

Que tanto eu, quanto outras pessoas da Direto, estaremos à disposição para bater um papo com você!

Por Ana Clara, departamento de Marketing do Grupo DIRETO.

 

Gostou? Compartilhe:
Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Nesse artigo você vai ver:

Fale com um especialista agora!

Preencha o formulário que entraremos em contato!
Não te mandaremos spam!

Se Livre Do Processo Burocrático

Estamos aqui para te ajudar a simplificar todas as etapas para abrir sua empresa
Tags
#CrescimentoEmpresarial #GestãoFinanceira #BPODiretoGroup #EficiênciaNosNegócios #InovaçãoFinanceira #SucessoEmpresarial #TransformaçãoFinanceira #TecnologiaFinanceira #Empreendedorismo #DiretoGroup #CrescimentoSustentável #Empreendedorismo #Inovação #gestãodepatrimônio #blindagempatrimonial #protecaoempresarial #consultoriaempresarial #diretogroup #segurançafinanceira #empresaemseguranca #HoldingFamiliar #ProtejaSeuPatrimônio #SucessãoSegura #DiretoGroup #Empresários #PlanejamentoFamiliar #GestãoDePatrimônio #LegadoDuradouro #SucessoFinanceiro #IRPF2025 #GestãoEmpresarial #PlanejamentoFiscal #NR1 #SegurançaNoTrabalho #SaúdeMental #GestãoDeRiscos #BemEstarNoTrabalho #TrabalhoSaudável #SaúdeOcupacional #Prevenção Clínica crescendo em São Paulo Crescimento Empresa Crescimento sustentável Eleve seus lucros Empresas de Logística e Transporte Empresários De Sucesso Enquadramento tributário family-office gerenciamento de patrimônio Gestão contábil gestão de frota Gestão de investimentos em Family Office gestão financeira gestão financeira e tributária gestão fiscal holding familiar Holdings Familiares Indicadores Estratégicos ITBI e ITCMD Maximize seus lucros Multi family office Novas regras do Pix Otimização de Frota Otimize sua empresa de transporte Pix planejamento financeiro Planejamento Tributário Planejamento Tributário 2025 Redução de carga tributária transportadoras Redução de custos Saúde Financeira segurança e crescimento do seu patrimônio Seguro de vida Simples Nacional 2025 Soluções personalizadas Sucesso do seu negócio Teto Simples Nacional 2025 Tributação Troca de contador
Logo Vertical Direto Group Contraste (1)

Escrito por:

Direto Group

Com a experiência de mais de 28 anos no mercado, nós, da Direto Group, nos firmamos como a escolha preferida para o gerenciamento de patrimônio de empresas familiares.

Temos uma gama abrangente de serviços que inclui consultoria, contabilidade, controladoria, assessoria fiscal, tributária, trabalhista e legal, societário, BPO financeiro e planejamento financeiro estratégico.

Além disso, somos especializados em gestão e administração de family office e criação de offshores. Por fim, temos expertise em tecnologia, ciência de dados e inteligência artificial.

Veja também

Posts Relacionados

Recomendado só para você!
Depois de realizar um processo seletivo interno x externo  logo…
Cresta Posts Box by CP