Quando o Simples Nacional não vale a pena?

Quando o Simples Nacional não vale a pena?
Compartilhe nas redes:
Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

O sistema não é vantajoso para todo mundo. Veja quando é hora de repensar a forma de recolher os tributos de uma pequena empresa.

São Paulo – Quando o faturamento das pequenas e médias empresas começa a se aproximar dos 2 milhões de reais é hora de acender o sinal de alerta.

Esse é o momento dos empresários avaliarem se vale a pena continuar a operar no Simples Nacional ou migrar para o método do lucro real ou lucro presumido.

O Simples tem suas vantagens, já que unifica oito tributos em um só, diminuindo a burocracia nas empresas com faturamento de até 2,4 milhões de reais. Mas existem algumas situações em que a permanência neste regime não pode ser tão compensadora assim.

Baixa margem de lucro

As empresas que operam com baixa margem de lucro podem recolher menos tributos se optarem pela modalidade do lucro real. Isso acontece pelo fato das alíquotas do Simples incidirem sobre o faturamento, sem considerar a rentabilidade, e no lucro real incidirem sobre o resultado da operação.

Um exemplo: as empresas comerciais que geram lucro abaixo de 8% das suas receitas e as empresas prestadoras de serviço com este percentual inferior a 12% podem ter mais vantagens no lucro real.

Custo da mão-de-obra

As empresas cujo custo com a mão-de-obra for inferior a 20% sobre o faturamento não terão vantagem operando pelo Simples. Isso acontece por causa da forma como o INSS é calculado.

Nas companhias que apuram pelo lucro real ou pelo lucro presumido, este tributo é calculado conforme um percentual da folha de pagamento. Já no Simples, o INSS está embutido na alíquota única que incide sobre o faturamento da empresa.

Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?

{{pronome}} {{site_name}} pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.

Portanto, quem tem poucos funcionários pode acabar recolhendo mais. Na prática: quanto menor a folha de pagamento, maior será o INSS a ser recolhido no Simples.

 Alexandre Galhardo, consultor fiscal e tributário

Gostou? Compartilhe:
Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Nesse artigo você vai ver:

Fale com um especialista agora!

Preencha o formulário que entraremos em contato!
Não te mandaremos spam!

Se Livre Do Processo Burocrático

Estamos aqui para te ajudar a simplificar todas as etapas para abrir sua empresa
Tags
#CrescimentoSustentável #Empreendedorismo #Inovação #GestãoPatrimonial #BlindagemPatrimonial #PatrimônioEmpresarial #ProteçãoDeBens #CrescimentoSeguro #SegurançaEmpresarial #DiretoGroup #HoldingFamiliar #ProtejaSeuPatrimônio #SucessãoSegura #DiretoGroup #Empresários #PlanejamentoFamiliar #GestãoDePatrimônio #LegadoDuradouro #SucessoFinanceiro #IRPF2025 #GestãoEmpresarial #PlanejamentoFiscal #NR1 #SegurançaNoTrabalho #SaúdeMental #GestãoDeRiscos #BemEstarNoTrabalho #TrabalhoSaudável #SaúdeOcupacional #Prevenção #SucessãoFamiliar #PlanejamentoSucessório #GovernançaEmpresarial #HoldingFamiliar #ContabilidadeConsultiva #EmpresasFamiliares #DiretoGroup Blindagem patrimonial bpo financeiro Crescimento Empresa Crescimento Empresarial Crescimento sustentável direitos trabalhistas Empreendedorismo Empresas de Logística e Transporte Empresários De Sucesso family-office férias proporcionais Gestão contábil gestão de caixa Gestão de fluxo de caixa gestão de frota gestão de patrimônio gestão financeira gestão financeira e tributária gestão fiscal holding familiar indicadores contábeis Indicadores Estratégicos Maximize seus lucros Multi family office Novas regras do Pix Otimização de Frota Otimize sua empresa de transporte Pix planejamento financeiro Planejamento Tributário Planejamento Tributário 2025 Proteção empresarial Saúde Financeira Simples Nacional 2025 Sucesso do seu negócio terceirização financeira Teto Simples Nacional 2025 tipos societários Troca de contador
Logo Vertical Direto Group Contraste (1)

Escrito por:

Direto Group

Com a experiência de mais de 28 anos no mercado, nós, da Direto Group, nos firmamos como a escolha preferida para o gerenciamento de patrimônio de empresas familiares.

Temos uma gama abrangente de serviços que inclui consultoria, contabilidade, controladoria, assessoria fiscal, tributária, trabalhista e legal, societário, BPO financeiro e planejamento financeiro estratégico.

Além disso, somos especializados em gestão e administração de family office e criação de offshores. Por fim, temos expertise em tecnologia, ciência de dados e inteligência artificial.

Veja também

Posts Relacionados

Recomendado só para você!
A sistemática da retenção dos 11% a título de INSS…
Cresta Posts Box by CP