PORTAL CANAL RH – INSS VÊ MUDANÇA NO PERFIL DO CONTRIBUINTE

Fale com um especialista agora gratuitamente!
Nesse artigo você vai ver:
Canal RH 26.4por Fabiano Lopes

O crescimento econômico sustentado com forte geração de empregos formais nos últimos anos está provocando uma mudança no perfil dos contribuintes que, no futuro próximo, obrigará o Brasil a repensar a Previdência Social. Segundo um levantamento do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), a participação feminina e a idade média dos contribuintes estão aumentando, o que deverá colaborar para o aumento do déficit  previdenciário. O estudo do INSS aponta ainda aumento na quantidade de contribuintes de todas as regiões brasileiras, com destaque para o Norte e Nordeste, e uma concentração maior de contribuição no valor de até dois salários mínimos (antes era de um).

Entre 2003 e 2011, a participação feminina passou de 39% para 41,8%, o que reflete principalmente a maior inserção das mulheres no mercado de trabalho. “O aumento da proteção feminina esteve atrelado à expansão da quantidade de mulheres no mercado formal de trabalho, com carteira assinada e, consequentemente, a garantia de direitos trabalhistas e previdenciários”, diz Rogério Nagamine Costanzi, diretor do Departamento do Regime Geral de Previdência Social.

O envelhecimento da população também trouxe mudanças significativas, despertando a atenção dos especialistas. A fatia de contribuintes mais jovens diminuiu entre 2003 e 2011 – a proporção daqueles com até 24 anos passou de 23,3% para 15,2%. Na outra ponta, a participação dos idosos (com mais de 60 anos) aumentou de 5,2% para 6,2%. A participação de contribuintes nas faixas etárias intermediárias cresceu sensivelmente, de 39% para 41,8%. Como consequência, a idade média dos contribuintes está maior. Esse fator associado ao aumento no número de mulheres no sistema (que tendem a se aposentar mais cedo que os homens) tem sido motivo de preocupação no INSS.

“O governo precisará pensar em medidas para garantir a sustentabilidade do sistema previdenciário”, afirma Graziela Ansiliero, que cuida da Coordenação Geral de Estudos Previdenciários do Departamento do Regime Geral da Previdência Social. Ela lembra que as mulheres podem requerer aposentadorias por idade 5 anos antes que o homens e que precisam acumular um período contributivo menor para ter acesso à Aposentadoria por Tempo de Contribuição (ATC).

A advogada Cláudia Bonfim, 33 anos, é um bom exemplo dessa transformação captada pelo INSS. Há mais de 13 anos no mercado de trabalho, ela só contribuiu para a Previdência Social metade desse período. “Quando comecei a trabalhar como autônoma, em 2004, deixei de contribuir para o INSS”, afirma. A preocupação com uma aposentadoria tranquila levou Cláudia a contratar, há dois anos, um plano de previdência privada. E para reforçar ainda mais o rendimento no futuro, ela voltou a pagar o INSS. “Tenho pavor só de pensar em não ter condições de suprir minhas necessidades básicas quando estiver mais velha, de não ter dinheiro para comprar remédios ou para pagar um convênio médico”, diz.

“As mudanças de perfis se deram pelo fato de que alguns segmentos de contribuintes tiveram crescimentos mais acelerados do que outros”, explica Graziela Ansiliero. O envelhecimento populacional e outras mudanças sociais e econômicas que impactaram o mundo do trabalho, como, por exemplo, os processos de descentralização industrial, também possibilitaram essa alteração do perfil.

Desafios

Esse novo cenário acrescenta ainda mais desafios para o INSS, entre eles o avanço do déficit da Previdência e a redução do valor dos benefícios. “No futuro, o sistema seguirá mantendo seu caráter público e social, contudo o déficit constante reduzirá cada vez mais o valor dos benefícios”, afirma Silvinei Cordeiro Toffanin, diretor da Direto Contabilidade, Gestão e Consultoria, que há 16 anos atua nas áreas contábil, trabalhista, fiscal, legal e societário. Ele explica que o quadro futuro, desfavorável e de incerteza para os beneficiários, abre espaço para os planos privados de previdência. “Tal situação já ocorreu no passado com os planos de saúde”, diz Toffanin. Ele defende a implantação de reformas para fixar a idade mínima para as aposentadorias e a criação de um indexador próprio para a correção dos benefícios que não estejam atrelados aos critérios de reajuste do salário mínimo .

Diante de tantas mudanças, a advogada Cláudia sintetiza o anseio de milhões de brasileiros que contribuem para o INSS. “Invisto agora na Previdência para garantir meu futuro, para ter segurança e não depender de ninguém, espero, portanto, no momento certo, ter o retorno desse esforço e o que é meu por direito.”

Compartilhe nas redes:

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Artigo - Direto Group - Contabilidade em São Paulo - SP

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Invista Na Sua Segurança E Na Segurança Da Sua Família. Seguro De Vida Para Médicos - Direto Group

Seguro de Vida para Médicos: Proteja Sua Família com Direto Group

Seguro de Vida para Médicos: Proteja o Futuro da sua Família com Segurança e Eficiência Descubra como um seguro de vida pode oferecer a tranquilidade que você e sua família merecem, enquanto otimiza a gestão financeira da sua carreira médica. Se você é médico, sua vida é dedicada a cuidar

Controle Financeiro O Segredo Do Crescimento Da Sua Clínica - Direto Group

Cresça sua clínica com controle financeiro eficaz.

Crescimento da Sua Clínica Médica: Controle Financeiro Eficiente é o Segredo do Sucesso! Descubra como um controle financeiro eficiente pode ser o segredo para impulsionar o crescimento sustentável e a rentabilidade da sua clínica médica. A gestão financeira é um dos pilares fundamentais para o sucesso de qualquer negócio, e

Proteja O Futuro Da Sua Clínica Em São Paulo Com Um Family Office Especializado. - Direto Group

Family Office para Clínica em São Paulo: Proteja Seu Patrimônio

Family Office para Clínica em São Paulo: Garanta a Segurança e Crescimento do Seu Patrimônio Médico Descubra como um Family Office especializado pode assegurar o futuro financeiro da sua clínica em São Paulo. Gerenciar uma clínica médica em São Paulo vai além do atendimento ao paciente; envolve também uma gestão

Descubra Como Reduzir Custos Em Clínica Médica E Aumentar Lucros Com Estratégias Eficazes E Gestão Financeira Especializada. - Direto Group

Reduzir Custos em Clínica Médica: Estratégias Eficazes

Reduzir Custos em Clínica Médica: Estratégias Eficazes para Aumentar Lucros e Garantir Crescimento Sustentável Descubra como uma gestão financeira especializada pode transformar a saúde financeira da sua clínica médica, reduzindo custos e aumentando os lucros de forma sustentável. Reduzir custos em clínica médica é uma necessidade urgente para muitos médicos

Recomendado só para você!
A Lei nº 12.814/2013 (resultante da conversão, com emendas, da Medida Provisória nº…
Cresta Posts Box by CP